Fim das dores

0
5052

Foto:

Dr. Yotio Sato e Dr. Cláudio José de Souza

A quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuromúsculo-esquelético e dos efeitos dessas desordens na saúde em geral. A primeira escola surgiu em 1897 nos Estados Unidos. A ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia) está preparando uma equipe que vai atuar com os atletas nas Olimpíadas do Rio 2016.

As dores mais comuns que chegam aos quiropraxistas são “lombares, ciatalgia – dor irradiada atrás do quadril e perna, torcicolo, bursite, tendinite, hérnia de disco e cefaleia cervicogênica – dor de cabeça temporal ou em capacete, decorrente da primeira vértebra cervical”, diz o Dr. Cláudio José de Souza, que desde 1995 atua na área. Formado pela Universidade Anhembi Morumbi, é o atual presidente da ABQE (Associação Brasileira de Quiropraxia Esportiva) e tem clínica em Perdizes.

Seu colega de profissão, Dr. Yotio Sato, formado pela mesma universidade e com clínica na Pompeia desde 2005, completa a lista citando as dores causadas pelo “vício postural – modo de sentar, trabalhar, dormir, além do sedentarismo e sobrepeso, todos causadores de dores”.

Para os profissionais, o tratamento indicado depende da lesão e histórico de cada paciente. Antes são feitos testes e anamnese. “Depois, se decide a quantidade de sessões. E os resultados, em pouco tempo, costumam ser muito bons”, avalia Dr. Sato.

Entre os sexos, “quando a dor aparece as mulheres procuram socorro logo, enquanto os homens só procuram quando a situação está mais complicada”, diz Dr. Cláudio. Seu colega, Dr. Sato, acrescenta que “todos podem se beneficiar da quiropraxia, incluindo crianças e a terceira idade”. Eles alertam que existem contraindicações, dependendo da lesão e condições do paciente. “Mulheres grávidas até o terceiro mês e gravidez de risco, entre outros casos, não é indicado”, explica Dr. Cláudio.

Uma recomendação básica dos entrevistados é escolher um profissional experiente e habilitado. E isso pode ser feito consultando a página da ABQ – www.quiropraxia.org.br.

Dr. Cláudio José de Souza
Rua Cotoxó, 303, cj. 23
Telefone 3862-0208 e 99153-0826
www.saudearticular.com.br

Dr. Yotio Sato 
Rua Apinajés, 1.100, cj. 502
Telefone 3675-8297 e 98206-6465
yotio.sato@terra.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA