Samurais e companhia

0
1535

Foto:

Muitas apresentações previstas

Tradicional evento japonês acontece no Parque da Água Branca.

Vem aí o 4º To-Sa Matsuri 2015, tradicional evento da província de Kochi, terra de famosos samurais. Idealizado por Augusto Takeda, presidente do Departamento de Jovens do Kochi-Kenjinkai (Associação Cultural dos Provincianos de Kochi), o evento visa preservar e divulgar a cultura e as tradições daquela província japonesa, antes denominada de To-Sa, mas de um jeito mais moderno e abrasileirado, como diz o idealizador. “Como brasileiro nato e descendente dos provincianos de Kochi, eu acredito que é preciso realizar um festival com atrações tradicionais, porém adaptadas, que chamarão a atenção de todas as pessoas interessadas em participar, sejam elas descendentes de japoneses ou não”, diz.

Embora nem todas atrações estejam ainda definidas, Augusto adianta que o festival contará com mostras de cultura típica japonesa, tais como taikó (tambor), buyou ou odori (dança), bujutsu (artes marciais), bandas covers de anime (Dragon Ball, Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, etc.), e tokusatsu (Jaspion, Changeman, Gogo Five, Flashman), J-Pop e J-Rock, rádio, tai-sô (ginástica com música), matsuri dance (dança moderna), teatro cosplay (fantasiados de personagens) e grupos que fizeram a história do street dance na comunidade nikkei. “Este ano contaremos com uma atração internacional do Japão, Ichimujin, primeira dupla japonesa original de Kochi a fazer shows no exterior. É a primeira vez aqui na América do Sul, e ela vem se apresentar no 4º To-Sa Matsuri com um show especialmente produzido para o público brasileiro”, revela.

O evento terá ainda um pavilhão cultural de exposições típicas japonesas e uma praça de alimentação, na qual os participantes poderão experimentar pratos originários de Kochi, tais como: katsuo-no-tataki (sashimi levemente grelhado), to-sa udon (sopa especial de macarrão), sugata zushi (sushi no formato de peixe), além de temaki, sushi, sashimi, yakissoba, guioza, tempurá e harumaki. Também não faltarão pratos da culinária brasileira, tais como sanduíche de pernil, cachorro-quente e salgados.

O 4º To-Sa Matsuri, que já faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo, acontecerá nos dias 22 e 23 de agosto de 2015, a partir das 9h, no Parque da Água Branca.

4º To-Sa Matsuri
Av. Francisco Matarazzo, 455
Telefone 3865-4131
www.tosamatsuri.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA