A segurança em nossas mãos

0
1887

Foto:

Da esq. pra dir.: Dimas Eugênio, Antonio Monteiro, Dr. Lupercio, Luci Carmo e Marco Aurélio Capella / Foto Gerson Azevedo

Criados em 1985 pelo então governador Franco Montoro, os Conselhos de Segurança (Conseg) são dirigidos pela comunidade em parceria com as autoridades e abertos a todos os moradores do bairro.

O Conseg reúne grupo de pessoas do mesmo bairro ou do município para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança. Além disso, participa e desenvolve campanhas educativas e estreita os laços de entendimento e cooperação entre as lideranças locais.
São 784 Consegs no Estado, sendo 84 na Capital, todos eles estão subordinados à Secretaria de Segurança Pública. Entre eles está o Conseg Perdizes Pacaembu, presidido pelo empresário Antonio Monteiro desde maio deste ano através de eleição direta. O mandato dessa diretoria vai até maio de 2017, com direito a uma reeleição. “Todos os integrantes dos Consegs são voluntários e se dedicam a atender às reclamações e demandas dos moradores que chegam através de e-mails e Facebook e, principalmente, nas reuniões mensais que realizamos e que são abertas a todos os moradores que podem se manifestar livremente. É uma oportunidade de falar diretamente com as autoridades da Segurança Pública (Polícia Civil e Militar) além de CET, Subprefeitura, secretarias, Ilume e outras instituições públicas que atendem à região”, diz o presidente.

Antonio Monteiro / Foto Divulgação
Antonio Monteiro / Foto Divulgação
Segundo Antonio, a Arena Palmeiras é um dos problemas que mais geram reclamações dos moradores por problemas de trânsito, limpeza e segurança. “Quando há jogos e eventos, a região recebe de 30 a 40 mil pessoas: público, policiamento, ambulantes, guardadores de veículos, entre outros. Isso significa cerca de 30% a mais da população residente, estimada em 150 mil pessoas”, destaca o presidente. Furtos de carros e celulares nas ruas são outros problemas da região.
Antonio destaca o trabalho do delegado titular da 23ª Delegacia de Polícia (Perdizes), Dr. Lupercio Antonio Dimov, e do capitão Gabriel Benites, comandante da 3ª Cia. do 4º Batalhão de Polícia Militar, ambas localizadas na Rua Itapicuru. “É fundamental essa parceria entre moradores e autoridades responsáveis pela segurança da região”, lembra. Segundo o Dr. Lupercio, “o furto de automóveis na região caiu nos últimos meses e a participação da comunidade é fundamental”.
As reuniões do Conseg recebem cerca de 40 moradores, em média. “É preciso que os moradores participem mais. É uma grande oportunidade de se informar e opinar sobre os destinos do nosso bairro. Mesmo que a reclamação do morador não seja exatamente sobre segurança, encaminhamos para o órgão competente avaliar e dar resposta. As nossas reuniões são oficiais e todos os pleitos são acompanhados e têm data para que tenha uma resposta ou solução”, lembra Antonio.
O trabalho em parceria com outros Consegs também é destacado como muito produtivo para a região, lembra o presidente. “Com o Conseg Lapa mantemos uma boa comunicação e trocamos muitas informações em prol dos nossos moradores. Promovemos workshops para condomínios e outros temas, por exemplo”, diz.
Para saber a data e local das reuniões mensais do Conseg Perdizes Pacaembu, acesse o Facebook.com/Conseg-Perdizes-Pacaembu. No próximo dia 8 de dezembro, haverá uma festa no Tendal da Lapa promovida pelos Consegs Perdizes e Lapa e é aberta a todos. (GA)

www.facebook.com/Conseg-Perdizes-Pacaembu

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA