Humor invade o Memorial da América Latina

0
2494

A partir do dia 19 de abril, o Memorial da América Latina recebe o 1º Salão Latino-Americano de Humor.

O evento reúne desenhistas de humor – cartuns e caricaturas – de 47 países. Foram inscritos mais de 800 trabalhos e a comissão organizadora escolheu 150 finalistas que estão concorrendo a um prêmio de R$ 12 mil. O tema proposto pelos organizadores foi “Sons da América Latina”.

2 - 613_PAPA FRANCISCO_OMAR ALBERTO FIGUEROA TURCIOS_Espanha
Omar Alberto Figueroa Turcios, Espanha

O júri que escolheu os 150 trabalhos finalistas foi composto por Ana Von Rebeur (cartunista, escritora e presidente da Federação Mundial de Cartunistas, seção Argentina), o mexicano Arturo Kemchs (cartunista e presidente da União Latino-Americano de Humor Gráfico), Sonia Bibe Luyten (jornalista, escritora e estudiosa sobre o tema), Luis Avelima (poeta, jornalista, historiador e diretor de atividades culturais do Memorial da América Latina), Gualberto Costa (presidente do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil) e José Alberto Lovetro, também conhecido como JAL (cartunista com livros e trabalhos publicados na imprensa brasileira e atual presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil e organizador deste salão).

A escolha do vencedor será feita entre os 150 artistas finalistas. Segundo JAL, curador do salão, “dessa maneira, os próprios artistas farão a escolha do vencedor através de voto direto e todos ficarão sabendo quem votou em quem. E é uma forma de garantir que nenhum artista questione a escolha do vencedor por parte do júri”. JAL ressalta que salões como este “também são uma forma de criar espaço para novos cartunistas, além de estabelecer um intercâmbio entre artistas e cartunistas da América Latina e com outros países”.

Milenko Kosanovic, Sérvia
Milenko Kosanovic, Sérvia

Os trabalhos selecionados ficarão expostos no Salão de Atos Tiradentes, do Memorial da América Latina. E os trabalhos inscritos e que não ficaram entre os finalistas serão mostrados ao público através de sistema de projeção no mesmo espaço.

435_PIXINGUINHA_EDUARDO BAPTISTÃO_Brasil
Pixinguinha, por Eduardo Baptistão, Brasil.

O salão tem por objetivo desenvolver temas relacionados à música, esporte, literatura, turismo e cultura em geral da América Latina. O evento de abertura será um debate sobre o Humor Gráfico na América Latina com a presença de Ana Von Rebeur, no dia 19, às 19h30.

O salão abre de terça a domingo, das 9 às 18h com entrada gratuita. (GA)

1º Salão Latino-Americano de Humor

Memorial da América Latina

De 19 de abril a 22 de maio

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, metrô Barra Funda-Palmeiras

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA