Roupas bem guardadas

0
2173

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
5àSec oferece uma série de serviços

Com o fim do inverno é hora de guardar ternos, blusas, casacos, cobertores, edredons. Saiba como conservá-los para a próxima temporada de frio.

As peças de roupas mais pesadas ficam de lado com a chegada da primavera e o consequente aumento da temperatura, certo? Mas antes de guardar as peças de lã, couro (natural ou sintético), náilon, etc, é preciso ter alguns cuidados para que elas possam ser novamente usadas no próximo inverno.

Para saber quais os cuidados básicos para com essas peças, falamos com Carlos Augusto Fargetti, com 12 anos de experiência no ramo de lavanderias, e que é proprietário de franquias da rede 5àSec na região de Perdizes e Pompeia.

Carlos Augusto alerta que casacos e malhas devem ser lavados e higienizados antes de serem guardados, “se tiverem umidade, manchas ou suor, as peças de roupas podem ficar amareladas e a possibilidade de embolorar é alta. Nossa sugestão é que todas as peças precisam ser lavadas antes de serem guardadas no armário. E mesmo depois de guardadas, é recomendável que uma vez por mês, em dias mais quentes e secos, elas sejam retiradas do armário para uma arejada”. Segundo ele, esta providência evita surgimento de fungos e manchas nas peças.

Os fungos, bolores, ácaros, traças são inimigos das roupas de inverno. Eles se proliferam em ambientes úmidos, escuros e atacam os tecidos em ambiente favorável para sua proliferação. Manchas e furos provocados por esses seres minúsculos são na maioria das vezes difíceis de serem consertados e uma peça de roupa pode ser perdida por conta de um descuido na hora de guardar.

As peças de couro – natural ou sintético – também pedem uma atenção especial, afirma Carlos Augusto. “Os casacos de couro natural além de limpos devem ser hidratados. E mesmo limpos quando guardados em armário fechado, se houver uma pequena fonte de umidade, o surgimento de fungos será inevitável”. Recomenda ele tirar as peças do armário a cada um ou dois meses para arejar. Esta é uma forma de preservar as peças.

Têm roupas que podem ser lavadas em casa na máquina de lavar, mas outras (por conta do material) precisam ser lavadas em lavanderias que, além da experiência, sabem como lavar e higienizar  os mais diversos tecidos.

– 5àSec. Av. Prof. Alfonso Bovero, 511, tel. 3673-8436; Av. Sumaré, 1 (Posto Ipiranga Bauru), tel. 3873-3502; Av. Sumaré, 760, tel. 3864-2226, R. Heitor Penteado, 1.645, (Posto Shell), tel. 3675-4094.
– Lavanderia da Mamãe. Dr. Homem de Melo, 390, Perdizes, tel. 2737-9442.
– Lavanderia Tempos Modernos. R. Cardoso de Almeida, 1.306, Perdizes, tel. 3673-4389.
– 
DryClean USA. R. Caiubi, 1.232, Perdizes, tel. 3868-4422

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA