A energia que vem do sol

0
2299

O Sol é uma fonte inesgotável e renovável de energia limpa.

E a conta de luz pode ficar mais barata com a instalação de um sistema de energia fotovoltaica.

A Terra não teria vida sem o Sol. Entre outros benefícios que o Sol nos proporciona é ser uma fonte de energia limpa, não produz poluição ou emissão de gases de efeito estufa, entre outras vantagens.

Anibal Castilho Lopes: A economia na conta de luz pode chegar a 95%. (Gerson Azevedo)
Anibal Castilho Lopes: A economia na conta de luz pode chegar a 95%. (Gerson Azevedo)

A energia solar surgiu no século 19, quando o físico francês Alexandre Edmond Becquerel observou pela primeira vez o efeito fotovoltaico, quando realizava experiências com eletrodos. Até então os raios de Sol serviam para secar roupas, peles de animais e no crescimento das plantas.

Hoje, as placas de um sistema de energia fotovoltaico estão mais eficientes e custam menos. O preço de um sistema de energia solar caiu cerca de 80% e se tornou economicamente viável. O Brasil é um dos 10 maiores produtores de energia solar no mundo, graças a sua localização geográfica. A utilização da energia solar como fonte de energia para equipamentos é recomendável para empresas como lavanderias, postos de gasolina, padarias, salão de beleza, condomínios e em propriedades rurais em suas várias utilizações.

FOTO1

Desde 2012 o consumidor brasileiro está autorizado a gerar sua própria energia a partir de fontes alternativas como o vento e a energia solar. Pela legislação atual, o consumidor além de gerar sua própria energia, pode se tornar um fornecedor e comercializar o excedente gerado.

Segundo o consultor Aníbal Castilho Lopes, que representa a Entec Solar, fabricante nacional de sistemas de energia fotovoltaica, “Ainda temos muito a crescer em matéria de energia solar. É recomendável consultar empresa com experiência e que pode fornecer equipamentos de qualidade e fazer a instalação correta”. Além disso, ele lembra que o mercado oferece linha de crédito específica para a instalação de sistemas de energia elétrica.

Anibal explica que o investimento em um  sistema de energia solar, na ponta do lápis, pode render mais do que muitas aplicações financeiras. “Em alguns casos, a redução na conta pode chegar a 95% do valor da fatura de energia elétrica”. Além disso, o equipamento de energia solar tem 10 anos de garantia pelo fabricante e o equipamento tem uma vida útil que gira em torno de 25 a 30 anos e exige pouca manutenção. (GA)

Anibal Castilho Lopes, Tel. 97189-2138 (WhatsApp), a.castilho@entecsolar.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA