Deliciosas mineirices com toques franceses

0
1771

História gastronômica de família serviu de incentivo para uma mineira radicada em São Paulo a abrir uma quituteira onde sabores franceses e mineiros fazem sucesso, ‘ô trem bão, sô!’

A administradora de empresas Rochelia Carvalho de Araújo Correa aprendeu a cozinhar acompanhando a mãe e a família a beira do fogão. Mineira de Belo Horizonte, “passava as férias na fazenda da família em Uberaba e a cozinha sempre foi um lugar muito importante para as famílias mineiras”, lembra. Narra que no quintal de sua casa em Belo Horizonte tinha muita plantação, “desde legumes a frutas como jabuticaba, goiaba, pitanga, … e eu brincava no meio disso! Assim fui aprendendo a valorizar a cozinha!”, explica.

Em 2018, Rochelia deixou de lado a administração para abrir a quituteira Oui com Uai na Vila Madalena onde servia bolos, quiches e outras delícias saídas da cozinha comandada por ela. Com o advento da pandemia, Rochelia conseguiu manter a quituteira funcionando apenas as encomendas dos clientes. “Muita gente queria sair para a rua mas tinham medo. Mesmo assim, consegui manter o Oui com Uai funcionando”.

IMG-20220121-WA0031No início de 2021, a empresária buscou um novo espaço e o encontrou próximo da sua residência, em Higienópolis. O atual Oui com Uai ocupa um espaço menor, mas o capricho de Rochelia e da equipe continua o mesmo. “Adoro cozinhar e me empenho em criar pratos saborosos e bonitos para meus clientes levarem para casa e saborearem com a família”, afirma.

Apesar de não se considerar uma chef de cozinha, Rochelia tem técnica e sabe o que faz na cozinha, “além do prazer de cozinhar é onde me realizo”, garante. Sua quituteira produz deliciosas quiches e tortas doces e salgadas, pratos especiais para eventos, datas comemorativas, pequenos casamentos e reuniões corporativas além dos consumidores finais que levam para casa, as criações da empresária.

Uma das suas criações que Rochelia destaca é o quiche de pernil. “Leva um dia para ficar pronto, além dos temperos mineiros que aprendi com a família, a cachaça mineira também faz parte da receita. O resultado é um pernil leve e saboroso”, diz com orgulho a cozinheira que faz questão de afirmar que sempre foge do lugar comum.

Na Oui com Uai, o nome bem bolado indica o óbvio: a influência da cozinha francesa e a união da tradicional cozinha mineira. A coleção de livros de receitas no salão comprovam a afirmação. A clientela encontra bolos mineiros variados, rocamboles, tortas de maçãs, sempre fresquinhos prontos para levar ou que podem ser encomendados. Tem várias quiches como a de bacalhau, tortas de frango, bolo de carne com tomate, pão de queijo, biscoitos artesanais e outras iguarias que ficam expostas na mesa do salão. Duas mesas estão disponíveis aos clientes que quiserem saborear no local, seu pedido.

IMG-20220121-WA0007Rochelia conta que as encomendas de Natal e Réveillon foram bem agitados e teve muito trabalho. Além dos novos clientes de Higienópolis, ela cita que os clientes que a conhecem da Vila Madalena fizeram pedidos. “Muitas famílias encomendaram aqui no Oui com Uai os pratos salgados como quiche de bacalhau entre outros e para sobremesa, torta de maçã e bolo de chocolate entre outras sugestões que temos”.(GA)

Oui com Uai Quituteria, Rua Martinico Prado, 310 (antigo 322), Higienópolis, Telefone 99312-6013 (Whats), Instagram @ouicomuai

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA