Peixes para a Páscoa

0
1506

O peixe, para os cristãos, simboliza Jesus Cristo ressuscitado. A relação com a Páscoa se deve ao fato das aparições de Jesus, após a Ressurreição, estarem ligadas à presença do peixe. E o peixe, por todo esse simbolismo, está sempre presente na mesa da Páscoa.
Muitos costumes ligados ao período pascal originaram-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por oito dias, que comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.
Em português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Além de ser saboroso e saudável, os peixes podem ser apreciados de inúmeras maneiras. Para atender tanto àqueles que gostam de preparar seus pratos em casa como aos que preferem levar os pratos prontos, a Peixaria Mar à Vista tem as duas opções, que vem a calhar com a época.
Segundo os proprietários Rogério e Rosangela Siniscalchi, a proposta é “vender a facilidade para o cliente ter o melhor do pescado”. Desde 1986 fornecem pescados e frutos do mar para restaurantes como o Fasano e Rubaiyat, entre outros mais famosos da cidade. Agora, oferecem aos clientes do bairro a mesma variedade e qualidade de pescados e frutos do mar, com a reinauguração da loja em novembro passado.
Para quem gosta de cozinhar, pescados nobres como robalo, linguado, abadejo e frutos do mar, uma variedade de camarões (dos menores aos mais graúdos), lagostas, centollas chilenas, além de bacalhau fresco ou salgado, a truta arco-íris e defumados, entre outros. Em postas e cortes de acordo com a necessidade do cliente e embalados a vácuo.
Mix de peixaria, empório e rotisseria, na Páscoa terá um festival de bacalhau como carro-chefe. Aos domingos, tem a paella valenciana, que o cliente leva montada na paellera (por empréstimo) de acordo com as suas necessidades. Tem também massas com pescados. Graças a um forno alemão, os pratos preparados chegam a ter uma redução de oitenta por cento menos de gordura no seu preparo. No deck anexo à peixaria, pode-se também saborear um petisco preparado na hora acompanhado de uma cerveja gelada ou de um vinho. Também tem serviço de entrega em domicílio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA