Intervenções|do bem

0
1248

Foto:

Conexão Cultural

Iniciativa de coletivos, apoiados por empresas públicas e privadas, transforma bairro.

Uma das quadras da rua Dr. Augusto de Miranda, situada entre as ruas Desembargador do Vale e Coronel Melo de Oliveira, está mais colorida e aconchegante. É que ela foi beneficiada pelo projeto “Quadra Amiga” e ganhou bancos hortas, portas-jornais e pintura na calçada, assinada pelo artista Remo. O projeto surgiu da parceria entre os coletivos Conexão Cultural e Café na Rua, com apoio da INK Incorporadora, responsável pelo empreendimento Tetrys Pompeia, que será erguido no número 800 daquela rua. 

Manuela Colombo, uma das idealizadoras e coordenadoras da ONG Conexão Cultural, explica que a intervenção foi implantada após uma longa pesquisa e conversa com os órgãos públicos, como a subprefeitura e a CET, e com os moradores da quadra. “Percebemos que as pessoas que moravam e trabalhavam naquele pedaço queriam um espaço maior de convivência e interação entre os vizinhos. Assim, um dos nossos objetivos foi criar uma espécie de mobiliário urbano, feito de madeira com a orientação de um designer, aberto para o público local e também para quem passasse na rua, algo que pudesse criar um vínculo entre as pessoas, até para retomar essa questão da vizinhança, da convivência num espaço público, e que, ao mesmo tempo, pode ser usado para o cultivo de sementes”, destaca.

A maioria dos bancos hortas instalada na rua contém temperos e ervas, como manjericão, por exemplo. “Nós inserimos essa intervenção, mas os vizinhos já estão tratando de cuidar dela com bastante atenção”, complementa Manuela.

Além do mobiliário, foram instalados alguns porta-jornais, onde é possível deixar uma publicação já lida para ser compartilhada. A rua ainda foi premiada com pinturas nas calçadas, feitas pelo artista Remo. Para arrematar o “Quadra Amiga”, aconteceram oficinas de cultivo em junho. Abertas ao público, e realizadas por integrantes do coletivo Peperômia Urbana, com participação especial do Kombosa Shake, as oficinas, que receberam o nome de “Horta na Caixa”, ensinaram os inscritos como cultivar e cuidar de diversos temperos e hortaliças. “Nós literalmente plantamos sementes com nossos projetos em diferentes pontos de São Paulo”, diz Manuela.

Conexão Cultural
www.conexaocultural.org

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA