Bilíngue desde|criança

0
726

Foto:

Bilíngue desde criança

Os pais sempre se preocupam em proporcionar a melhor educação possível para seus filhos. Pois é na escola que eles aprendem e desenvolvem habilidades importantes que os ajudarão para toda a vida. E uma linha de ensino que vem crescendo no Brasil é a educação bilingue. Se antes ela era destinada aos estrangeiros que vinham para o país e queriam uma educação em inglês para seus filhos, hoje ela atrai cada vez mais brasileiros em busca do aprendizado de um segundo idioma desde cedo, seja de pais que já dominam o idioma ou então pais que não tiveram a oportunidade de aprender quando jovens e sabem da dificuldade de aprender um novo idioma quando adultos.
Diversos estudos na área de Neurociências mostram que aprender um segundo idioma na chamada primeira infância, antes dos 6 anos, traz muitas vantagens, não só comunicativas e culturais, mas também na capacidade de adquirir conhecimento. Lidar com dois idiomas desde cedo leva a uma estrutura cerebral diferenciada, com uma rede ampliada de conexões entre os neurônios, melhorando a atenção, a criatividade, a capacidade de relacionar melhor as informações e encontrar respostas.
“A educação infantil é a melhor porta de entrada para o bilinguismo. Nesse período, a aquisição da língua é mais efetiva e natural, pois se dá por meio de vivências e da rotina pedagógica, sem esforço, medo ou cobrança”, explica a coordenadora pedagógica do programa bilíngue do Colégio Global Marianna Cenni. Tradicional no bairro há mais de 30 anos, a escola colocou também a opção bilíngue no seu ensino desde 2009.
No Colégio Global, o inglês é inserido desde o berçário, com momentos específicos de contato das crianças com a língua todos os dias. A partir dos 2 anos, as famílias podem fazer a opção pelo programa bilíngue e as crianças que o frequentam têm imersão total na língua inglesa durante o período pedagógico. Já no Ensino Fundamental, a partir do 2o ano, a imersão bilíngue é parcial e acontece no período alternado ao horário convencional das aulas. São duas horas diárias de exposição ao idioma, por meio de atividades variadas: vivências de rotina, histórias, dramatizações, jogos, brincadeiras, músicas, vídeos, leitura de livros e pesquisas.
Além dos benefícios que o bilinguismo proporciona, é importante considerar também que, atualmente, mais da metade da população mundial é bilíngue, ou seja, o mundo é bilíngue. Por mais que a educação bilíngue seja relativamente nova no brasil, ela é extremamente difundida em outros países.

COMPARTILHE
Artigo anteriorGarage musical
Próximo artigoGUIA NA WEB

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA