Aqui nasceu o Rock

0
3500

Foto:

Aqui nasceu o Rock

A Pompeia é considerada a “meca do rock’n’roll brazuca”, bairro onde nasceram músicos e bandas.

Nada mais justo que comemorar 13 de julho, o Dia Mundial do Rock, falando sobre músicos e bandas que nasceram na Pompeia, o bairro mais rock’n’roll do Brasil. Foi lá que surgiram as bandas mais famosas dos anos de 1970, entre as quais Os Mutantes, Made In Brazil, Tutti Frutti, além dos guitarristas André Christóvam, Tony Babalu, Bororó, do baixista Koquinho, entre outros criados no bairro. Mais recentemente, outros filhos da região se destacaram no cenário musical, como Kiko Loureiro, guitarrista da banda de metal melódico Angra, e Léo Mancini, guitarrista da banda heavy Noturnall.

“Entre os anos de 1960 e 1970, muitos músicos vinham ao bairro para visitar e tocar na Casa dos Mutantes, onde moravam Sérgio Dias e Arnaldo Baptista, situada na rua Venâncio Aires. A Pompeia virou um ponto de encontro de músicos e daí o título de ‘berço do rock brasileiro’, muito justo”, declara um dos filhos pródigos do bairro, o guitarrista Luiz Carlini. Morador do bairro até hoje, é um dos fundadores da banda Tutti Frutti, que tinha ninguém menos que Rita Lee nos vocais. Considerado um dos grandes guitarristas brasileiros, Carlini continua a tocar e a gravar, tendo participado de mais de 400 discos de cantores e músicos diversos, como Barão Vermelho, Titãs, Marcelo Nova, Supla, Erasmo Carlos, Lobão, entre outros. Em 1979, o músico remontou o Tutti Frutti com outros músicos e a banda existe até hoje. Atualmente, Carlini é guitarrista da banda do Guilherme Arantes e do Maurício Gasperini. Em agosto ele participa do DVD 25 Anos sem Raul, que será gravado na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

Uma outra banda que tem profunda relação com o bairro é o Made In Brazil, formada em 1967 pelos irmãos Oswaldo e Celso Vecchione. Oswaldo conta que nasceu na rua Cayowaá e seu irmão, na Caraíbas, e que o Made conseguiu superar a época pós-punk e disco dos anos de 1970 e continuar junto e atuante na cena musical até os dias de hoje. Atualmente, com 17 álbuns no portfólio, o Made comemora 40 anos do lançamento de seu primeiro disco, realizando shows em diferentes partes do país. No dia 12 de agosto, o Made faz um pocket show no Garage Studio, situado na rua Tucuna, 994. 

Luiz Carlini
www.luizcarlini.com.br

Made In Brazil
www.bandamadeinbrazil.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA