Aprenda a dançar tango

0
1238

Kelly Monteiro
Sensual, bonito de se ver e de experimentar, o tango esteve, durante muito tempo, associado aos cabarés argentinos. A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo “bandoneón” (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi se desenvolvendo e adquirindo um sabor único. Carlos Gardel foi o inventor do tango-canção e o grande divulgador do tango no exterior. Nos anos 1960, porém, o gênero foi ignorado fora da Argentina. Ressurgiu renovado por Astor Piazzolla, que lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico. Com o passar do tempo, o ritmo se popularizou e ganhou muitos adeptos. Hoje, saber dançar o tango já virou mania até mesmo entre os adolescentes e as pessoas da Melhor Idade, público que tem procurado cada vez mais o curso de tango da Escola de Dança Al Compás.
Segundo a professora de dança, Cristina Braga, o curso nasceu justamente por causa da valorização do tango. “Muita gente procura um curso específico de tango, separadamente da dança de salão. Assim elas aprendem melhor a técnica e também a estética, muito importante no tango”, diz. No curso de tango da Al Compás o aluno aprende todas as técnicas e os passos mais incrementados do tango. “Nesta dança, há um jeito diferente de caminhar, a forma como o homem conduz a mulher é mais incrementada e, assim como o flamengo, é preciso dramatizar”, explica Cristina, que ministra as aulas com a também professora de dança e sócia da Escola, Cecília Turatti.
Elas enfatizam que nenhuma dança é difícil, desde que a técnica seja bem trabalhada por professor e aluno. “Alguns ritmos exigem mais, como o flamengo, o balé clássico e o tango”. Por isso, na Al Compás, as aulas são em grupos pequenos, de no máximo quatro casais. “Priorizamos ensinar bem a técnica para que a pessoa possa dançar com o parceiro e com outras pessoas também, e em qualquer lugar”, acrescenta Cristina.
As inscrições já estão abertas e há várias opções de dias e horários. Aproveite e descubra o tango: uma forma de trabalhar o corpo com prazer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA