Caminhando no Parque

0
1404

O dia nem bem começou e o movimento no Parque da Água Branca já é grande. O sol ainda é fraco, a temperatura em torno de 10 graus, e o que se vê são pessoas bem dispostas, se alongando e preparando o corpo para um dos exercícios físicos mais completos de que se tem notícia: a caminhada.
O percurso principal possui 1520 metros, com marcação no chão a cada 100 metros e circunda todo o parque. A saída é do estacionamento principal. Há várias bifurcações no percurso, levando o caminhante a lugares bem interessantes, como o Meliponário (criação de abelhas), o lago dos patos, o aquário – uma novidade no Parque da Água Branca. Também é possível caminhar em torno da pequena hípica que existe no parque, em uma volta de aproximadamente 900 metros.
Caminhada é indiscutivelmente um dos exercícios aeróbicos mais adequados para os adultos, especialmente idosos e indivíduos portadores de doenças cardíacas e metabólicas (diabetes, obesidade e excesso de triglicérides no sangue). “Começamos a caminhar por causa de uma amiga que estava com problemas de saúde. Viemos acompanha-la e estamos caminhando desde o início do ano”, conta Sueli Souza Lima, proprietária da Kiko’s, loja de fitness e equipamentos para ginástica. Ela e as amigas Cleide Orsi, Rosely Ferreira Guadanuci e Regina Maria Fenerich chegam ao parque às 6 horas e caminham cerca de uma hora por dia, inclusive aos sábados. Segundo elas, a caminhada as beneficiou tanto física quanto psicologicamente. Problemas como colesterol alto, cansaço, excesso de peso foram amenizados, sem falar no convívio social que o exercício proporciona. “Faz muito bem para o corpo e para a alma, isso eu garanto”, diz Sueli, lembrando que a caminhada acalma e que quando se está andando no parque há uma comunicação com a natureza, com os animais e com as pessoas.

Benefícios

O ato de andar, faz parte de nossa vida e a caminhada é simplesmente o ato de andar num ritmo mais acelerado elevando a freqüência cardíaca. Produz os mesmos benefícios da corrida, do ciclismo e da natação, se tratando de efeitos aeróbicos; é considerada a prática mais segura de exercícios aeróbicos, do ponto de vista cardiovascular e ortopédico; apresenta índices quase inexistentes de lesões osteoarticulares e cardíacos; apresenta maior índice de aderência em exercícios para prevenção de problemas e promoção da saúde. Também fortalece membros inferiores, braços e troncos se houver movimento de braços durante a caminhada. Além disso, é uma atividade física fácil de ser executada, exigindo muito pouco em termos de equipamentos, podendo ser praticada o mais próximo de nossas residências ou trabalho.
O Parque da Água Branca, uma ilha verde num mar de asfalto, além de excelente opção de lazer, é um centro histórico e pedagógico sobre a agricultura. Os visitantes dispõem de diversos espaços de exposições sobre insetos, peixes ornamentais, ranicultura, aqüicultura e apicultura e também um tanque de carpas. A arquitetura de seus prédios, em estilo normando, e um relógio de sol feito em 1929 são outras atrações que garantem um passeio ecológico e cultural tanto para adultos como para crianças. Abre diariamente, das 6 às 18h, e oferece boa infra-estrutura para quem vai caminhar. Há bebedouros, equipamentos para exercícios físicos, estacionamento, sanitários e segurança. A entrada é gratuita.

Fonte: www.cdof.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA