Cuidados sob o sol

0
1938

Fevereiro. O verão ainda está bombando e pede mar, areia, piscina. Por isso, é importante não esquecer que a exposição prolongada ao sol pode provocar lesões em camadas profundas da pele e, também, nas fibras elásticas. Os raios UVA são os principais responsáveis por estas lesões, enquanto os raios UVB são os que causam queimaduras.
Alguns cuidados são fundamentais para curtir o verão sem prejudicar a pele. “Há vários tipos de protetores solares. Não podemos deixar de nos proteger do raio ultravioleta A, e para tanto precisamos usar protetores com fator acima de 30. Quando se usa um protetor solar fator 6 ou 8, ficamos desprotegidos do UVA, pois estes fatores protegem somente do UVB”, explica Ademir Valério, proprietário da Farmácia Equilíbrio. Ele lembra que “é muito importante, ao se expor ao sol durante o verão, utilizar filtro solar todos os dias. Acordou, aplica o filtro solar”.
Portanto, use e abuse de protetores, hidratantes e óleos para ganhar um bronzeado saudável e bonito. O protetor solar deve ser aplicado, de maneira uniforme, 30 minutos antes da exposição. E mesmo quando estiver na sombra ou com o tempo nublado ele não deve ser deixado de lado: nestas situações os raios ultravioletas também agem e provocam lesões.
Ademir lembra que roupas, chapéus e guarda-sóis também são grandes aliados para se proteger dos raios solares nocivos. “Eles atravessam principalmente os tecidos sintéticos, pois estes são desprovidos de proteção. É preciso utilizar guarda-sol de algodão, por exemplo”. Um detalhe: o guarda-sol de poliéster deixa passar 60% dos raios ultravioletas, enquanto o de algodão permite a incidência de apenas 5%.
Em qualquer época do ano, o correto é tomar sol antes das 9h e depois das 15h. Após a exposição, evite banhos quentes e use sabonetes suaves. Um hidratante e óleo para o corpo também são indispensáveis. Além disso, a ingestão de bastante líquido mantém a hidratação do organismo.
Na Farmácia Equilíbrio, onde a prioridade é a orientação correta quanto à saúde e bem estar, há os mais variados produtos para você se proteger no verão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA