Descubra a cultura paulista

0
1327

Vem aí a 12ª edição do Revelando São Paulo, o grande festival da cultura tradicional paulista que acontece de 12 a 21 de setembro, no Parque Dr. Fernando Costa – Parque da Água Branca.
Idealizado por Toninho Macedo e produzido pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, o evento é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, sendo considerado uma vitrine das mais diversas manifestações culturais produzidas em diferentes regiões do Estado. A cada ano, mais e mais pessoas visitam o Revelando São Paulo. “Não existe um fato que represente problema, mas a cada ano tomamos mais cuidados para receber o público para que tenha um bem estar. Ficamos felizes com este aumento de pessoas que nos visitam e ficam mais próximas da nossa cultura tradicional”, diz Toninho.
O Revelando São Paulo homenageia, a cada edição, temas ou personagens. Neste, direcionou o foco para “a beleza da nossa casa”, no sentido de despertar a reflexão para a busca do equilíbrio, da organização e do cultivo da paz no ambiente em que as pessoas vivem, trabalham ou realizam suas atividades sociais, e também interiormente.
Alguns grupos indígenas participarão deste Revelando. São representantes de 46 etnias, que pela primeira vez ganham um espaço especial – próximo à Praça Doce, outra novidade -, ao lado dos 155 estandes de artesanato e 80 estandes de culinária que estarão abertos durante todo o evento. Haverá um encontro de Bandas e Fanfarras, e a imagem de Nossa Senhora Aparecida chegará mais cedo na Capital, na Capela de Santo Expedito. Serão 180 municípios paulistas representados nas diversas atividades. “São vários pontos altos. Um deles será o encontro Transreligioso no Memorial da América Latina, no domingo (dia 14), a caminhada pela vida e todos os cortejos. Todos estão ligados às ações que começam nas ruas e confluem para o Parque da Água Branca”, observa Toninho.
Durante todo o evento, os visitantes poderão experimentar a culinária, e conhecer o artesanato típico, além das apresentações folclóricas e artísticas. Também estão contempladas as devoções, representadas por grupos de violeiros, congadas e cortejos. O Revelando São Paulo reafirma, em todas as suas edições, os compromissos com a construção da cultura de paz e o respeito à diversidade.

Revelando em expansão
Em 2002, o Revelando São Paulo se expandiu para o interior, com a criação do Revelando São Paulo – Vale do Paraíba, realizado no mês de julho na cidade de São José dos Campos (seis edições). Em 2004, numa outra vertente regional, foi criado o Revelando São Paulo – Vale do Ribeira, que teve sua primeira edição sediada em Registro, e atualmente, pelo terceiro ano consecutivo, é realizado na cidade de Iguape.
Os números do Revelando São Paulo impressionam quando analisados a partir dos registros das primeiras edições. Hoje, a programação contempla 30 diferentes atrações, para as quais é esperado público superior a 1,5 milhão de pessoas. No lançamento, em 1997, o Revelando São Paulo reuniu durante todo o evento, 50 mil pessoas, e teve a participação de 70 municípios.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA