Esporte para aventureiros

0
1184

A escalada é um esporte completo, pois trabalha corpo e mente, aguçando os sentidos do praticante e estimulando e espírito aventureiro. Nascida com o nome de “alpinismo”, nos quartéis do século 18, por ter começado na cordilheira dos Alpes, na Europa Central, a escalada chegou ao Brasil com o nome de “montanhismo” – o nobre esporte das alturas.
Praticado por militares e depois por desbravadores e aventureiros, em 1856 ocorreu a primeira escalada com conquista de montanha no Brasil, quando José Franklin da Silva, morador da antiga Vila de Aiuruoca, Minas Gerais, movido por pioneirismo quase visionário, escala os imponentes paredões sulcados do Pico das Agulhas Negras, no Maciço de Itatiaia, atingindo então a maior altitude que um brasileiro já alcançara em nosso País: 2.787 metros de altitude. De lá para cá, o esporte evoluiu, os equipamentos foram melhorados e a escalada ganhou mais adeptos, podendo ser praticada até mesmo em academias, como a Casa de Pedra, em Perdizes.
Segundo o proprietário Alexandre Silva, escalar é mais fácil do que se imagina e a prática pode ser feita por qualquer pessoa, homem ou mulher, independente da idade e das condições físicas. “Para começar a escalar basta ter vontade”, diz ele, “pois a escalada é para todo mundo. É um esporte de superação constante, onde você está em contato com você mesmo”. Ou seja, basta ter coragem, aprender a técnica, aprender a lidar com o equipamento e confiar nos monitores. “Todo mundo vai chegar ao final da parede, por uma via bem fácil, mesmo que seja a primeira vez”.
Como não há um esporte 100% seguro, Alexandre observa que respeitando a técnica e seguindo as instruções, é muito difícil acontecer algum erro na escalada. “Aqui na Casa de Pedra nunca tivemos acidentes graves, apenas aqueles considerados normais, como uma luxação, por exemplo. Sempre há um instrutor por perto e nossos equipamentos de segurança, os freios, são de trava automática, então, se tudo der errado e a pessoa se desesperar e soltar as mãos, ela vai estar segura”, diz. Vale lembrar que a academia desenvolve esta atividade há 18 anos.
Na Casa de Pedra você vai encontrar todo o equipamento necessário para começar a escalar: cadeirinha de segurança, sapatilha de escalada, que ajuda a dar mais firmeza aos pés, saco para magnésio que deve ser levado na cintura para que você seque o suor das mãos quando necessário; cordas para guiar e freios de trava automática. Você pode locar esses equipamentos ou levar o seu, desde que estejam em bom estado.
Para quem quer começar, aproveite o verão e as férias. A Casa de Pedra oferece bons planos mensais, bimestrais e anuais, além de vale escalada ou diárias avulsas. Dispõe, ainda, de cursos de férias para crianças de até 12 anos e saídas para escalada em rochas naturais. Os horários são variados. Que tal se programar e começar o mais rápido possível?

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA