Tradição em saúde

0
1103

Um dos medidores de qualidade de vida de uma cidade, ou região, é a saúde. E aqui na Pompéia temos um dos hospitais paulistanos que é referência quando se trata da saúde de adultos e crianças. O Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia, aos 47 anos de existência, é um dos marcos do bairro.
“A trajetória do Hospital São Camilo no Brasil está diretamente ligada à história do bairro. Os camilianos quando aqui chegaram, em 1922, elegeram a Pompéia como sede para sua primeira policlínica – hoje Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia”, conta Antonio Mendes Freitas, superintendente do Hospital e Maternidade São Camilo. Segundo ele, “por conta da história, temos tido uma relação muito intensa e participativa com a comunidade. São diversos projetos de responsabilidade social como Programa Ação Camiliana (atendimento aos idosos carentes do bairro), Projeto Jovem Cidadão (que garante primeiro emprego aos jovens estudantes de escolas públicas), Campanhas de Acuidade Visual, do Agasalho e Natal Sem Fome; Pastoral da Saúde; Voluntariado; Programa de Educação Ambiental e Doações de equipamentos em desuso no hospital”.
Essa atenção dada a comunidade se reflete nos prêmios recebidos pelo São Camilo: Acreditação pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), prêmio TOP Hospitalar na categoria Responsabilidade Social, junto com as Unidades Santana e Ipiranga; e, na categoria melhor Hospital Geral de 2006, a Pompéia conquistou o prêmio Hospital Best 2006.
“Outros programas visam levar informação gratuita e promover a saúde preventiva, um dos nossos focos. São palestras gratuitas para a comunidade sobre diversos temas, programas saúde do escolar e saúde nas empresas (com palestras sobre saúde e qualidade de vida); curso gratuito para gestantes, feiras de saúde e a promoção Amiguinho Camiliano, um concurso de desenhos realizado em outubro por conta do Dia das Crianças para desmistificar a idéia de que o ambiente hospitalar é um local frio e de dor”, complementa o superintendente.
O São Camilo Pompéia, depois da inauguração do bloco 2, no final de 2005, ampliou sua capacidade de atendimento em 34%. Hoje, são 227 (200 leitos ativos) com o que há de mais moderno em hotelaria. A tecnologia continuou sendo prioridade nos investimentos realizados pela instituição. Ao lado de equipamentos tecnologicamente avançados como o recém-adquirido tomógrafo computadorizado multislice (usado principalmente para avaliar estruturas vasculares em alta resolução), o destaque continua sendo a especialização do corpo clínico, preparado para realização de cirurgias de alta complexidade, como os transplantes. Prova disso, foi a realização, na Pompéia, de um transplante de medula óssea em uma paciente com 14 anos, sem precisar de transfusão de sangue, atendendo e respeitando uma tradição religiosa. O procedimento é raro no Brasil. Vale destacar também os programas de humanização que estão sempre sendo reinventados para fazer com que o paciente se sinta o menos ansioso possível com o processo de hospitalização.
As crianças também ganharam um espaço totalmente reformulado para elas. A Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal têm espaços diferenciados, com ampliação do número de leitos para 14 e equipes de enfermagem para atender neonatos e crianças maiores separadamente. Além disso, foi inaugurada a Sala do Pais, um ambiente onde os familiares podem conversar com o médico, ver televisão ou aguardar enquanto algum procedimento é realizado na criança. Os adultos também foram contemplados com a ampliação da Terapia Intensiva Adulto. A previsão agora é que sejam reformados o Pronto-Socorro Adulto e Infantil para melhorar a capacidade de atendimento.
“Por tudo isso, o São Camilo se sente peça fundamental na construção de uma vida melhor para todos os paulistanos, a começar pelos moradores do bairro. E, a exemplo de São Camilo – nossa maior inspiração – dedicamos nossa vida a cuidar daqueles que precisam”, finaliza Antônio.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA