Aprendendo a cavalgar

0
1509

Foto:

Aulas divertidas e descontraídas

Estar em contato com os animais, praticar um delicioso esporte… e tudo isso dentro do Parque da Água Branca. Essa é a ideia do projeto Cavalo no Parque, que traz aulas de equitação de segunda a quinta-feira há 15 anos.
A diretora do projeto, Cristina Cintra do Prado, conta como o curso começou: “Fomos convidados pelo pessoal das associações para um trabalho no Dia do Meio Ambiente. Trouxemos os cavalos e os alunos, até fizemos uma passeata, andamos pelo parque. A fila que virou para passar a mão, a ansiedade que aquilo gerou, a coisa de poder dar uma volta… Achamos que tinha espaço para criar alguma coisa que pudesse atender a necessidade das pessoas da cidade de ter contato com isso”.
Há horários de aula no período da manhã, a partir das 7h, tarde, a partir das 15h15, e noite, às 19h. E, como o parque está com nova iluminação até mais tarde, eles pretendem abrir mais horários à noite. Cada aula tem duração de uma hora e pode ser feita quantas vezes por semana o aluno preferir. Ou até mesmo aulas avulsas. “Trabalhamos com seis módulos: três com deslocamento no plano e três com deslocamento vertical, que seria a parte que entra o salto”, ela explica. O curso não tem tempo para terminar, vai do aprendizado de cada aluno para passar de módulo e, mesmo depois de terminar todos, se ele quiser, pode continuar com as aulas sem problema. A idade mínima é de 6 anos.
Muitos alunos praticam a equitação porque têm sítios ou fazendas com cavalos e não querem perder a forma, mas a grande maioria nunca teve contato com o animal. Eles têm 12 cavalos diferentes e os alunos têm contato com todos. “Cada cavalo é um cavalo. A gente troca os cavalos. Cavalo novo é sempre uma surpresa”, diz ela. Para começar a aula, não é preciso comprar todo o equipamento. “No começo a gente empresta o capacete. Mas, se ele gostar do esporte, ele vai querer o equipamento porque a qualidade da montaria melhora, principalmente quando começa a trotar”.
Quem se interessar pelo curso é só telefonar ou mandar e-mail para altamiravivencias@ig.com.br. Outra opção é ir ao Parque da Água Branca durante uma das aulas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA