Mamma mia!

0
2019

Foto:

Mamma mia!

A legítima culinária italiana nunca sai de moda, no entanto, vem perdendo seu tempero tradicional ao passar dos anos. Mas não na Trattoria del Michele.  
“Aqui, o tempero não tem químicos. O brasileiro costuma colocar massa de tomate no molho e isso faz com que ele perca seu real gosto”, avisa o atual administrador da casa, Waldomiro Maia, apelidado de André.
Michele trabalhou 20 anos em navios mercantis da marinha italiana. Foi nas embarcações que ele aprendeu tudo que passou para os cozinheiros de sua trattoria. “Michele era autodidata. Lia muito”, diz André. O cozinheiro desembarcou no Brasil no Rio de Janeiro e, posteriormente, foi para São Paulo, onde foi muito ligado à política, trabalhou e era amigo de pessoas importantes, como a família Matarazzo. Aliás, é preciso lembrar que tanto Michele quanto André são palmeirenses de coração.
Casou-se com dona Rina no Brasil e ensinou a ela todos os truques da comida italiana. Mas não foi somente a esposa que aprendeu: há 30 anos a família inteira faz parte da cozinha de Michele, e os segredos têm passado de geração para geração.
Com 14 anos, André integrou o time da Trattoria. Em 1990, quando Michele morreu, ele passou a administrar a casa. “Esta é uma das cantinas mais antigas de São Paulo”, orgulha-se em dizer. Numa boa cantina tradicional italiana o importante é apreciar o prato a ser oferecido. “Hoje tem muito self-service, todo mundo tem pressa de comer. Mas numa trattoria, a comida demora até 15 minutos para sair. Quando o cliente se alimenta com o que oferecemos, ele fica feliz e relaxado”, explica.Entre os pratos principais da casa estão o Agnello alla Romana e a Vitela alla Giullo Césare. O primeiro é um cabrito assado com brócolis, batata e salsinha, já o segundo é a vitela com brócolis, batata, salsinha e couve-de-bruxelas. 
Os vinhos mais servidos são os tradicionais italianos: Barolo e Brunello di Montalcino. 
A sobremesa também lembra a Itália: Pastiera di Grano, uma torta de ricota enriquecida com frutas cristalizadas. Isso não é só, o conjunto de tudo isso também faz bem ao bolso: a Trattoria tem preços bem acessíveis. (AS)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA