O que é pré-diabetes?

0
1813

Foto:

Dr. Cristiano Barcellos

O pré-diabetes é um estágio intermediário entre a glicemia normal e o diabetes. O pré-diabetes não provoca sintomas e sua detecção é feita através de exames de sangue. Os parâmetros utilizados atualmente são: a glicemia de jejum, a glicemia no teste de tolerância oral à glicose (TTOG) e a hemoglobina glicada (HbA1c).

Qual a importância da detecção precoce do pré-diabetes?
Ao contrário do diabetes, que não tem cura, o pré-diabetes pode ser revertido se tratado em tempo hábil. Além disso, sabe-se que pessoas neste estágio podem se tornar diabéticas em curto espaço de tempo se nenhuma medida for tomada. 

Sabe-se que também os pré-diabéticos, assim como quem tem diabetes, estão mais predispostos a sofrerem infarto agudo do miocárdio e derrames do que pessoas normais.

Qual o tratamento para a reversão do pré-diabetes?
Além de reeducação alimentar e prática regular de exercícios físicos para o controle do peso, a Sociedade Americana de Diabetes recomenda o uso da metformina, um medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2, para o controle do problema.

Dr. Cristiano Barcellos
Doutor em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP; Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia; Professor da Faculdade de Ciências Médicas da PUC-SP; Endocrinologista do Hospital Sírio LibanêsRua Domingos Rodrigues, 341, 5º andar, sala 52
Telefone 3645-1410
www.cristianobarcellos.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA