Iluminação tem|modificação

0
1349

Foto:

Iluminação tem modificação

Novas regras exigem que lâmpadas com mais de 100 W precisam ter eficiência energética comprovada.

O que isso afeta o consumidor final? Segundo Luciana Barbos e Sidney Venâncio, da Amenapi Comércio de Materiais Elétricos, “a troca de lâmpadas incandescentes por equivalentes fluorescentes pode representar uma economia de 75% de energia. Outro fator é a durabilidade dos dois produtos. Enquanto a incandescente dura aproximadamente 750 horas, as compactas podem durar de 6.000 a 8.000 horas, de acordo com estimativas do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica)”.

Luciana e Sidney lembram que “as lâmpadas compactas proporcionam luz equivalente às incandescentes. A de 60 W/127 V (incandescente) tem 804 lumens e a compacta de 15 W tem 825 lumens. Lúmen (lm) representa a quantidade de luz que uma lâmpada produz”.

José Luiz Coelho, dono da Casa Central Perdizes, lembra “que as lâmpadas dicroicas, que são muito usadas em entradas de prédios e em apartamentos, são incandescentes e custam pouco. As lâmpadas de leds seriam suas substitutas, mas ainda têm preço alto e inviabilizam a troca em curto prazo”.

Ambas as fontes consultadas lembram que manter instalações elétricas em bom estado de conservação resultam em economia de energia e prolongam a vida útil de lâmpadas e aparelhos elétricos e eletrônicos.

A escolha da luz ideal para cada ambiente é importante. “As lâmpadas compactas de temperatura mais quentes têm em torno de 6.000 K (Kelvins) e deixam o ambiente branco azulado. São indicadas para cozinhas, área de serviço, garagens. As mais frias, que têm em torno de 2.500 K, deixam os ambientes com cor branco amarelado e são indicadas para quartos, salas e corredores. As incandescentes são de uma única cor e têm em torno de 2.700 K.”As lâmpadas incandescentes consomem quatro vezes mais energia e duram oito vezes menos que as fluorescentes compactas, o que, no final, as deixa muito mais caras para o bolso do consumidor. 

O mercado tem diversas marcas de lâmpadas compactas, a grande maioria é “made in China” e a qualidade pode variar de acordo com o fabricante. Mas no mercado, temos marcas conhecidas como Osram, Philips, GE, FLC, Alumbra e os preços variam. Uma lâmpada de 15  W pode custar de R$ 5 a R$ 15. Como dizem os especialistas, ler a embalagem é sempre recomendável na hora de comprar a lâmpada. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA