Gringos ganham Copa

0
1726

Foto:

Gringos ganham Copa

Para mostrar que os imigrantes que vivem em São Paulo também sabem jogar futebol, vem aí a primeira Copa Gringos 2014, com jogos na Água Branca.

A ideia do evento é de Stéphane Darmani, francês radicado em São Paulo desde 2008 que promove outros eventos de futebol society nas quadras do Playball, na Água Branca. “São Paulo, em termos de diversidade cultural, só perde para Nova York. Me inspirei na Copa do Mundo para fazer um evento com os imigrantes que vivem na cidade”, diz o jornalista e produtor de documentários que mora em Pinheiros.

Até o início de março, Stéphane já tinha 24 times inscritos, de todos os continentes. A Copa tem 32 países, o mesmo número da Copa da Fifa. Os jogos da Copa Gringos serão nos finais de semana a partir de 13 de abril e a grande final será no dia 14 de junho, dois dias depois do início da Copa do Mundo da Fifa.

Cada seleção pode inscrever até 15 jogadores com idade mínima de 16 anos. No futebol society, os times jogam com sete jogadores (um goleiro e seis na linha). Cada seleção inscrita paga um valor de R$ 3.000,00 de taxa. Segundo Stéphane, esse valor será usado para cobrir os gastos de locação de quadras, árbitros e material esportivo.

Torcedor do Lyon, time que tem o mesmo nome da cidade francesa onde nasceu, Stéphane está querendo ter um craque do futebol atual para dar o pontapé inicial do torneio. “Gostaria de trazer o Juninho Pernambucano, de quem sou fã e que jogou no Lyon, meu time de coração, mas ainda não tenho confirmação”, revela o idealizador dos jogos.De premiação, serão sorteadas duas passagens para Paris, para os campeões, e duas para Amsterdã, com despesas pagas, para os demais jogadores da Copa.

Enquanto o torneio não começa, nos finais de semana, equipes formadas, como Argentina, Paraguai, Camarões, Nigéria, Itália, México, França, fazem amistosos entre si. Para os irmãos mexicanos Marcio e Leonardo Forti, estudantes e com muitos anos de Brasil, “é uma oportunidade para conviver com outros imigrantes e jogar futebol, o que gostamos muito”, diz Marcio, o irmão mais velho.O Brasil não vai ter equipe, avisa Stéphane, “porque é uma equipe forte e sem adversários e não vai participar do torneio. O Brasil vai fazer um amistoso com a equipe campeã e convido a todos para virem assistir aos jogos da Copa Gringos”. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA