Risco de despejo

0
1234

Foto:

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

Por conta da expansão imobiliária, o Núcleo Bartolomeu corre o risco de fechar as portas na Pompeia.

Instalado na Pompeia desde 2006, o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos é um espaço de pesquisa e com espetáculos voltados para a poesia falada e o hip-hop, entre outros. Em dezembro, eles receberam uma intimação para deixar o imóvel.

Desde então, os fundadores, Luaa Gabanini, Claudia Schapira, Eugênio Lima e Roberta Estrela D’Alva, acionaram seus advogados e ficaram sabendo que o proprietário do imóvel fez uma permuta com a construtora que pretende erguer um edifício com oito pavimentos e apartamentos de 31 a 41 m2.

“Queremos chamar a atenção da população do bairro e da cidade para discutir a utilidade de mais um imóvel no bairro e o possível fim de um espaço público voltado à cultura. Antes de nós, aqui existia a Estação das Artes”, lembram os integrantes do NBD.Além do Núcleo, cerca de 20 teatros de rua correm o mesmo risco. “O Brincante, na Vila Madalena, também está com ação de despejo e outros pequenos teatros que desenvolvem um trabalho importante para a cultura da cidade”, lembra Eugênio.

O dono do imóvel e a construtora, segundo eles, “não apresentaram nenhuma alternativa além da nossa saída”. Eles afirmam que sempre estiveram regulares com o pagamento do aluguel e não poderia ser esse o motivo da remoção do grupo.

A partir de agora, eles pretendem sensibilizar a comunidade, os poderes executivo, legislativo e judiciário, além do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e o ministério público para um possível tombamento imaterial de espaços como o deles, através de ações coletivas.

Para isso, deram início neste mês a um movimento para discutir a questão através de carta aberta, uso das redes sociais e outras ações com o intuito de arregimentar o maior número de simpatizantes para a causa. Avaliam que até podem deixar o imóvel, mas veem isso como uma agressão à cidade. “Os espaços culturais têm uso coletivo e público e podem fechar em benefício de projetos privados, para poucos”.

Apesar disso, o NBD mantém sua programação normal. “Desde que estamos aqui, além dos nossos espetáculos, muitos deles com apoio de programas de incentivo, compartilhamos o espaço com outros coletivos e isso não pode acabar”, esperam.

Núcleo Bartolomeu de Depoimentos
Rua Dr. Augusto de Miranda, 788, Pompeia
Telefone 3803-9396
www.facebook.com/nucleobartolomeu

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA