Leitura divertida

0
1252

Foto:

Espaço de Leitura

Espaço de Leitura tem projetos educacionais e culturais voltados para quem gosta de ler.

Desde de 2010, o Parque da Água Branca tem um espaço voltado para os livros. Criado e mantido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, o Espaço de Leitura chega a atender mais de 500 crianças por mês. As escolas, creches, ONGs e centros de acolhida e de convivência cadastrados no Fundo Social recebem transporte e alimentação para suas crianças.

Tatiana Fraga, diretora do projeto desde o início, explica que “as entidades e escolas requisitam a visita, que acontece em três dias. No primeiro, nossos educadores vão até à escola para conhecer o ambiente, as crianças e fazer um projeto de visita. Nos dias seguintes, as crianças vêm ao Parque da Água Branca, conhecem o lugar e participam de atividades ligadas à leitura, de uma forma lúdica e divertida”.

As escolas particulares também podem agendar visita, mas elas ficam responsáveis pelo transporte e alimentação. Aqui, crianças, alfabetizadas ou não, têm contato com os livros das formas mais lúdicas e divertidas. Em pares, os educadores apresentam os livros em formatos de jogos e atividades que encantem as crianças. “No final do terceiro dia, os visitantes finalizam a visita com a produção de um livro, por exemplo. Mas todos saem daqui com os kits educativos que produzimos para que eles deem continuidade em suas escolas”, explica a diretora.

Cada um dos oito quiosques que compõe o Espaço de Leitura tem um tipo de livro. Os autores infantis e juvenis brasileiros ocupam um só para eles. Literatura e poesia estrangeira, outro; jornais e revistas semanais, mais outro, e assim por diante. Um deles é reservado para a exposição do bimestre. 

Até o final de outubro, a coleção de sacis engarrafados de Martins de Sá Sylva mostra que há muitos deles pelo parque. Exemplo da presença deles são as placas invertidas e sinais de pegadas pelo espaço. Painéis com notícias sobre suas peraltices e histórias complementam a mostra.

Aos sábados e domingos, há uma programação voltada para o público em geral. Nesses dias, às 11h, o espaço promove atividades educativas para pais e filhos. Uma feira de troca de livros funciona aos domingos, das 14 às 17h. E também tem contação de histórias, teatro e números circenses. Tudo grátis. Basta aparecer! (GA)

Espaço de Leitura
Abre de terça a domingo, das 10 às 17h
Parque da Água Branca
Rua Ministro de Godoi, 180, Água Branca
Telefone 2588-5918
www.espacodeleitura.org.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA