União, tinta e rock’n’roll

0
1475

Foto:

Cerca de 120 artistas participaram do evento

Mostra reuniu cerca de 120 grafiteiros no bairro, entre artistas plásticos consagrados e iniciantes.

No dia 9 de maio aconteceu a 25ª edição da Mostra de Artes da Vila Pompeia, que começou às 8h, com boa claridade, sol ameno e uma ótima energia, como define o organizador da Mostra, o artista Ari Arantes, mais conhecido como Deddo Verde. Sem patrocínio há mais de seis anos, mas com boa vontade por parte dos moradores e comerciantes locais, o evento ainda contou com a colaboração da Padaria Cremona, que doou a tinta acrílica para a pintura dos muros dos colégios Santos Dumont e Miss Browne; e do Centro Cultural Pompeia, que cedeu o funcionário Celso Ferreira da Silva para efetivamente pintar as paredes. “Faz quatro anos que eu faço esse trabalho. Acho muito bom colaborar”, disse Celso.

A escolha da cor vermelha como base para os grafites teve um significado. Segundo Ari, o vermelho é a terceira cor da bandeira da Itália e era uma cor presente em um dos primeiros uniformes do Palestra Itália (hoje Palmeiras). “É uma homenagem para o grande e tradicional time do bairro, que ainda comemora o seu centenário”, explicou.

Cléber Falcão Pessoa, presidente do Centro Cultural Pompeia, idealizador da Feira da Pompeia e da Mostra de Artes, contou que a primeira edição da Mostra teve como objetivo tirar as pichações que antes existiam nos muros dos mesmos colégios. “Com os grafites, as pessoas pararam de pichar e hoje, com 25 anos de Mostra, o espaço é preservado o ano todo”, disse.

A Mostra deste ano reuniu cerca de 120 grafiteiros, entre artistas plásticos conhecidos internacionalmente, como Paulo Ito, Alex Senna, Onesto e sua esposa, Hana-Bi, estrangeiros de três países, entre outros artistas e não artistas menos conhecidos, mas não menos importantes, como Marcelo Smile, que participa pelo segundo ano e desenha totens africanos; Carla Ruiz, psicóloga e astróloga, que pintou uma mulher representando o signo de Áries; Mônica Ancapi, artista plástica do ABC paulista; a estilista Paula Medeiros, que trabalha com estamparias; além do grafiteiro autodidata Gateiro e sua irmã estreante, Amanda Garcia Amaral, a Lhama Verde. Todos contribuindo com seus grafites que protestam, fazem pensar e colorem as ruas da Pompeia. 

Este ano, além dos muros dos colégios das ruas Diana, Padre Chico e Caraíbas, foram pintados mais quatro muros no bairro, com intervenções também no beco da rua Wanderley. A banda Amoradia do Som e o DJ Amauri Homeless tocaram na rua durante o evento.

A Mostra abre a 28ª Feira de Artes da Vila Pompeia, que acontece dia 17 de maio, domingo, das 9 às 19h. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA