Novembro azul: os homens devem se prevenir contra o câncer de próstata.
Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2016, 60 mil homens deverão ser acometidos pelo câncer de próstata. Ele é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e representa 10% do total de casos diagnosticados mundialmente.
A escolha do mês de novembro é oportuno para outras questões ligadas à saúde do homem, como, por exemplo, as disfunções miccionais (grupo de problemas relacionados ao funcionamento do trato urinário inferior, ou seja, bexiga, uretra, próstata e nervos do assoalho pélvico), que se manifestam dificultando ou impossibilitando a capacidade de urinar ou conter a urina. A incidência é alta, especialmente em homens com idade superior a 65 anos.
Segundo o urologista Caio Cintra, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os distúrbios da micção correspondem, atualmente, a uma parcela importante das queixas dentro dos consultórios de urologia. “É possível notar o aumento das reclamações acerca de incontinência urinária e problemas similares, indícios importantes da alteração funcional do trato urinário.” É importante ressaltar que são todos potencialmente controláveis via um tratamento adequado.
Em relação ao câncer de próstata, é recomendável que os homens façam exames preventivos a partir dos 45 anos. Entre eles, o toque retal e por valor do PSA. Cerca de 15% não apresenta necessidade de tratamento; 60% são agressivos, mas curáveis, e podem ser operados ou receberem sessões de radioterapia; em 25% deles, por apresentarem lesões avançadas, a cura é mais difícil.
O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura. O uso do tabaco pode contribuir para o surgimento do câncer de próstata e pacientes com mais idade têm mais chance de ter a enfermidade: 50 anos: 10%, 70 anos: 30%, por exemplo.
Se você se encaixa nesta faixa etária ou se já passou e nunca fez o exame, agende com seu médico o seu exame. Prevenir continua sendo é o melhor remédio.
Hospital São Camilo, Unidade Pompeia, Avenida Pompeia, 1.178, Telefone 3677-4444, http://hospitalsaocamilo.com.br/