Inspirado na ‘zia’

0
1654

Foto: Divulgação

Divulgação
Zia Bianca: massas artesanais

Inaugurado em setembro na região de Perdizes, o Zia Bianca Pastifício tem como especialidade as massas frescas e recheadas e os molhos elaborados com ingredientes naturais; a receita deu tão certo que a rotisserie já está abrindo para o almoço.

A ascendência italiana do jovem chef executivo Luciano Pozzani está presente no cardápio e nos detalhes da decoração do Zia Bianca Pastifício, inaugurado por ele em setembro do ano passado na Rua Desembargador do Vale, em Perdizes.

Equipe do Zia Bianca (divulgação)
Equipe do Zia Bianca (divulgação)

Apaixonado por massas, especialmente as recheadas, desde que foi visitar a região italiana da Emília Romana pela primeira vez, Pozzani tornou-se um estudioso da culinária da Bota e vem constantemente aprimorando as técnicas de elaboração dos pratos típicos de lá. Isso sem ter se decidido, pelo menos até hoje, a fazer um curso de gastronomia. “Aprendi muito com minhas avós e bisavós e com a ‘zia’ Bianca, que na verdade era uma tia distante da minha mulher e viveu na pequena cidade de Oderzo, perto de Veneza, que a gente visitava todo ano enquanto ela era viva. O nome do pastifício é uma homenagem a ela”, conta. Outro “professor” de Pozzani foi o amigo Vincenzo Venitucci, cujo restaurante na Freguesia do Ó ele frequentava sempre aos finais de semana.

Toda essa experiência ele traz agora para o seu negócio. O resultado são receitas simples, elaboradas com produtos ‘in natura’ e de qualidade escolhidos a dedo pelo chef, que têm como diferencial o toque caseiro e o sabor artesanal. Entre os destaques do pastifício estão o capeletti de carne, ravioli de muçaçarela de búfala e o tortelli de zucca (abóbora), além do tagliatelli e do conchiglie, todas massas elaboradas com sêmola. Há também pratos exclusivos desenvolvidos pelo chef, como o capeletti de queijo brie com figo, cuja compota é feita na casa. Os molhos são preparados 100% com tomate e os pestos com azeite artesanal.

GDPP - jan 2019 - Comer - Zia Bianca 2

O sabor da comida e o ambiente agradável – o pastifício foi montado em um charmoso sobrado cujo destaque é o quintal com cobertura de vidro onde estão dispostas algumas mesas – fez com que os clientes que compravam os pratos para comer em casa sugerissem que Pozzani passasse a servir almoço. “Então elaborei um cardápio enxuto, com preço acessível, para quem quer degustar aqui mesmo”, conta. “Como os pratos são rápidos, a ideia é servir quem mora ou trabalha na região e quer comer bem sem perder muito tempo”, explica. (Lúcia Oliveira)

Zia Bianca Pastifício, Rua Desembargador do Vale, 172, Perdizes, Telefone 3673-2996

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA