Bruna Caram: um alívio sonoro

0
1418

Foto: Divulgação

Divulgação
Bruna Caram, atriz e cantora

Cantora e atriz, ou cantatriz, como Bruna Caram se define. Ela está lançando o novo CD ‘Alívio’ e prestes a ser mãe pela primeira vez, ela fala de seus trabalhos e relação com a região de Perdizes e Pompeia.

O quinto disco, ‘Álivio’, Bruna assina sozinha seis faixas. Para a ‘cantatriz’ é o trabalho mais autoral da carreira que teve início com a família formada por cantores e músicos, quando era ainda uma criança, em Avaré (SP). O trabalho anterior ‘Multialma’ (2016) teve a produção musical de André Moraes, indicado ao Grammy Latino pela trilha musical do filme ‘Lisbela e o Prisioneiro’ (2004).

CD Alívio, o quinto da carreira (Divulgação)
CD Alívio, o quinto da carreira (Divulgação)
‘Alívio’ é recheado de ritmos brasileiros que fizeram parte da formação de Bruna: choro, xote, maracatu, baião entre outros. O CD tem as participações especiais de Marcelo Janeci (sanfona em ‘Meu Perdão’), Ailton Reiner (bandolim em “Minha Paz e Minha Dor”), de Cimara Froés do Trio Sinhá Flor (sanfona em “Soberana”), do Coral de MCs da Cor & Voz (em “Minha Paz e Minha Dor”), Jean Dollabella do Sepultura (bateria em “Certas Canções”) e Kareem Jesus Devlin (guitarra em “Bem à Saúde”).

Sobre ‘Alívio’, Bruna conta que “sempre quis fazer um disco sobre música como cura. Alívio é exatamente isso. Um disco sobre autoestima e sobre como a música me ajudou a transformar situações difíceis em potência”, diz Bruna, sobre a escolha do nome do disco. Grávida de seu primeiro filho (quando aconteceu a entrevista), ela assume que é seu trabalho mais potente. “Engravidei no meio das gravações, e foi uma loucura gerar o álbum e essa nova vida ao mesmo tempo. Deu ansiedade, medo de não dar tempo, força, e com certeza uma atitude mais certeira! Fiz tudo o que queria. Vai ser incrível fazer a turnê grávida”, afirma.

A família Caram é musical. Dela fazem parte as tias Ana, Valéria, Lucila, Maída Novaes, esta última uma das fundadoras dos Trovadores Urbanos. Bruna participou dos Trovadores Mirins. Sobre esse período, Bruna conta que “os Trovadores Mirins foi uma época importante em minha formação musical onde eu aprendi a cantar em homenagem a alguém e ter desenvoltura e a pensar que a música é para quem está assistindo e emocionar. Foi uma escola cênica que me deu coragem para encarar as plateias”. Agora, o irmão Lucas Caram é o mais novo artista dos Caram. Lançou o CD ‘Alguém Me Ouve’ e fez show neste mês na Casa dos Trovadores, em Perdizes.

Para Bruna, não há diferenças entre o trabalho de atriz e de cantora. “Amo o teatro, a teatralidade e sempre fez parte do meu trabalho no palco. Ultimamente tenho me dedicado mais à música, mas quero atuar também. Todos os lados me alimentam como a mesma alegria”.

2015-Bruna Caran-TG (5)O trabalho de atriz teve um destaque na TV Globo na minissérie ‘Dois Irmãos’, baseada no livro de Milton Hatoum, em 2016. Há três anos é assistente de preparação de elenco de Sérgio Penna. Como empresária é sócia e fundadora da Cor & Voz, empresa de educação vocal que atende artistas e profissionais da voz como Rashid, Emicida, Tassia Reias, Marcelo Janeci e Rael.

Além do trabalho de atriz e de cantora, Bruna também é poeta e avisa que em março do próximo ano deverá lançar seu segundo livro de poesias.

Os palcos da região Oeste já receberam os shows da Bruna. Sesc Pompeia (teatro e a choperia), o Teatro das Utopias, na Lapa, é outro onde ela se apresentou.

Seu relacionamento com as Perdizes é antiga e tem causas familiares. “É uma tradição familiar morar em Perdizes e boa parte dos parentes moram no bairro que é um lugar querido”. Ela lembra que o clipe de ‘Certas Canções’, de Milton Nascimento, foi gravado em 2013, no Parque da Água Branca. “A ideia [do clipe] tem tudo a ver com a letra da música, que fala sobre como a arte alheia nos move, toca e inspira”, finaliza.

Com a chegada do bebê, Bruna Caram vai se dedicar à maternidade nesse período tão especial entre mãe e filho. Sendo assim, ficará afastada dos palcos mas, quem sabe, terá muitos momentos inspiradores para alimentar sua criatividade musical e de poeta.

E avisa que em 2020 ela vai se dedicar a gravação de um DVD onde pretende convidar outros parceiros e amigos “como Emicida, por exemplo”. Vem coisa boa por aí! (GA)

http://brunacaram.com.br/YouTube/BrunaCaram

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA