Revelando SP: o maior festival de valorização da cultura paulista

0
1075

Foto: Divulgação

Divulgação
Revelando SP culinária paulista

Maior festival das tradições culturais paulistas, Revelando SP acontece até 15 de setembro no Parque da Água Branca.

Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o festival tem gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte e conta com o apoio institucional do Metrô – Companhia do Metropolitano de São Paulo, do Sebrae e da Sabesp.

O Revelando SP, maior festival da valorização das culturas tradicionais paulistas, retorna à capital paulista entre os dias 12 e 15 de setembro no Parque da Água Branca, com entrada gratuita. O evento conta com 183 participantes, representando mais de 100 municípios de 14 regiões paulistas. Serão 86 stands de artesanato e 53 de culinária. Além disso, 44 representantes das mais diversas manifestações culturais paulistas se apresentam ao longo do evento, com música, dança e muito mais. O Revelando SP tem, ainda, em sua programação shows com grandes nomes da música brasileira, como Almir Sater, Os Originais do Samba (comemorando 60 anos de carreira), Ellen Oléria com Sapopemba e Jackson Antunes.

“Após levar o evento para Barretos, Iguape, São José dos Campos e Presidente Prudente, concluímos o Revelando SP na capital. Tivemos a oportunidade de valorizar e promover as tradições e expressões culturais do estado, reafirmando a importância de manter viva nossa herança cultural para as futuras gerações”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

O Revelando SP, que já teve mais de 60 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

Na culinária, o Revelando SP sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições, caso da farofa de formiga içá, do rojão do balaio e da comida de lobisomem, entre tantos outros.

Os artesãos, por sua vez, levam ao festival, objetos produzidos nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.

Cinco edições em 2024 — Em 2024, o Revelando SP foi expandido para cinco edições: Barretos, em maio; Iguape, em junho; São José dos Campos, em julho; Presidente Prudente, em agosto; e São Paulo, encerrando o calendário do festival, em setembro.

Municípios participantes da edição paulistana do Revelando SP: Águas de São Pedro, Américo Brasiliense, Angatuba, Apiaí, Araçatuba, Areias, Arujá, Atibaia, Bananal, Barra Bonita, Barra do Chapéu, Biritiba Mirim, Bom Sucesso de Itararé, Bragança Paulista, Cabreúva, Caçapava, Cajamar, Campinas, Cananéia, Cândido Mota, Caraguatatuba, Carapicuíba, Cotia, Cruzeiro, Cunha, Eldorado, Embu, Getulina, Guararema, Guaratinguetá, Guarulhos, Iguape, Ilha Comprida, Indaiatuba, Iporanga, Itanhaém, Itaóca, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapira, Itaquaquecetuba, Itararé, Itu, Jacareí, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lagoinha, Lorena, Mairiporã, Mauá, Miracatu, Mongaguá, Monte Alegre do Sul, Monteiro Lobato, Nazaré Paulista, Novo Horizonte, Nuporanga, Osasco, Ourinhos, Palmital, Paraibuna, Patrocínio Paulista, Pedra Bela, Peruíbe, Pindamonhangaba, Piquete, Piracaia, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Praia Grande, Presidente Prudente, Rafard, Redenção da Serra, Registro, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Ribeirão Pires, Sales Oliveira, Salesópolis, Salto de Pirapora, Santa Fé do Sul, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, São Bento do Sapucaí, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, São Paulo, São Pedro, São Roque, São Sebastião, São Vicente, Silveiras, Socorro, Sorocaba, Suzano, Tarumã, Taubaté, Torrinha, Ubatuba, Várzea Paulista e Votorantim.

Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte: Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

Revelando SP São Paulo – 12 a 15 de setembro, a partir das 10 horas. Parque da Água Branca, Av. Francisco Matarazzo, 455. Entrada gratuita, classificação livre.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA