De origem chinesa, o Tai Chi Chuan é uma arte marcial que une atividade física e mental e pode ser praticada por pessoas a partir dos 10 anos.
No último domingo de outubro, a escola Supremo Tai Chi Chuan que tem sede na Pompeia, fez várias apresentações para as pessoas que estavam circulando e passeando na Avenida Sumaré em mais uma edição do projeto Rua da Gente, projeto da prefeitura de São Paulo.
O projeto promove várias atividade físicas, culturais e artísticas aos domingos, das 7 às 14h nas quatro zonas da cidade. São atividades esportivas, práticas corporais, práticas lúdicas além de práticas integrativas e complementares. Para todos os públicos e é gratuito. Em 2019, o projeto tem por meta fazer 100 edições em 2018 e 220 em 2020. A organização das atividades é feita pelo Instituto Movimento ao Esporte Lazer e Cultura.

Apresentações como a que aconteceu na Rua da Gente, não é novidade para Valéria. “Regularmente fazemos apresentações em praças, eventos, parques, de forma gratuita. Algumas aconteceram na região da Pompeia. A oportunidade de participar do projeto vem ao encontro do DNA da Supremo na popularização da prática do Tai Chi Chuan e permitir que mais pessoas possam usufruir os seus benefícios, que vão além da dimensão física, incluindo também a mental e emocional”, completa.
A escola Supremo Tai Chi Chuan & Cultura Oriental, foi fundada em 1999 pela instrutora Valéria Sanchez. Ela trocou a carreira em uma grande empresa para se dedicar exclusivamente à arte marcial. “Eu era estressada e queria mudar essa rotina e encontrei o que procurava no Tai Chi Chuan”. Valéria é discípula do mestre Yang Jun, sexta geração da Família Yang. Fez pós-graduação em fisiologia do exercício e em práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa, como foco na arte marcial da família Yang e sua filosofia. Detém a certificação internacional Tigre de Bronze e está habilitada em ministrar aulas em todo o mundo. A Supremo é a primeira escola no Brasil a ser reconhecida como escola associada internacional da Família Yang. Esteve na China algumas vezes para se aprimorar e é juíza habilitada e participa de eventos internacionais da arte marcial, no Brasil e no exterior.

A Supremo tem outras atividades como acupuntura, psicoterapia, psicologia e academia voltada para exercícios de resistência. É possível agendar uma aula de Tai Chi Chuan gratuita. (GA)
Supremo Tai Chi Chuan, Rua Cuxiponés, 210, Pompeia, WhatsApp 98288-2772, facebook.com/supremotaichi