Tarde com escritores

0
919

Depois do grande sucesso alcançado com os lançamentos dos livros “A infância de Graciliano Ramos” – que recebeu Menção Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – e “A infância de Maurício de Sousa”, Audálio Dantas volta com mais uma personalidade presente na vida de milhões de crianças brasileiras: a escritora Ruth Rocha.
O livro “A infância de Ruth Rocha”, que integra a coleção infanto-juvenil “A infância de …”, da Editora Callis, será lançado no dia 24 de setembro, domingo, às 17h30, no Sesc Pompéia, com a participação do autor e da homenageada para uma tarde de autógrafos.
Lembranças da infância
Audálio, que conheceu Ruth Rocha na Editora Abril, quando ela trabalhava na Revista Recreio e ele na Realidade, conta a infância da menina Ruth, cheia de brincadeiras, sonhos e a convivência gostosa com a família. Nascida no bairro de Vila Clementino, na cidade de São Paulo, numa família de classe média bem estabelecida, Ruth desfrutava da possibilidade de brincar na rua com todas as crianças. Não fazia parte de sua vida escolher seus amigos a partir de suas diferenças, por serem ricos ou pobres, brancos ou negros. A discriminação nunca fez parte de sua infância e isso foi projetado em toda sua obra. Numa passagem do livro, Audálio sinaliza o nascimento da escritora: “Quando se cansava das bonecas, Ruth ia brincar de dormir. Metia-se na cama, mesmo fora de hora, e lá ficava bem quietinha, para todo mundo pensar que estava dormindo de verdade. O melhor da brincadeira era inventar histórias. ‘Um dia’, pensava, quase sonhando, ‘ainda vou contar histórias bonitas como as que a mamãe conta’”.
A coleção “A infância de….”, mostra as brincadeiras, as aventuras da infância de personalidades, o que eles tiveram de especial, suas fantasias, medos e desejos iguais aos de muitas crianças. O dia-a-dia da vida em família, as primeiras lições da escola e da vida, os primeiros contatos com a arte e a literatura são contados de forma encantadora. Desse modo, o leitor poderá conhecer mais de perto como foi a infância de artistas, escritores e, também se familiarizar com várias regiões do Brasil. O livro “A infância de Tarsila do Amaral”, de Carla Caruso, que faz parte dessa coleção, também recebeu Menção de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Carreira
Audálio iniciou sua carreira, como repórter, na “Folha de S. Paulo” (1954), passando depois pelas seguintes publicações: revistas “O Cruzeiro” (redator, chefe de reportagem), “Quatro Rodas” (editor de turismo, redator-chefe), “Realidade” (redator, editor), “Manchete” (chefe de redação) e “Nova” (editor).
Entre os trabalhos mais importantes que realizou, como jornalista e escritor, inclui-se o lançamento do livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus. Nesta obra ela fez a compilação do diário que Carolina escreveu, na favela do Canindé, em São Paulo. O livro, lançado em 1960, foi um dos mais vendidos até hoje no Brasil e foi traduzido em 13 idiomas.
Audálio também teve atuação destacada no sindicalismo e na política, durante o regime militar. Entre eles, foi membro do Conselho Editorial do jornal “Movimento”, um dos mais importantes veículos da imprensa alternativa, ao lado de, entre outros, Chico Buarque de Hollanda, Orlando Villas-Bôas e Fernando Henrique Cardoso. Também foi presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (Sindjor) e da Federação Federação Nacional dos Jornalistas Profissionais (Fenaj). Entre outros livros publicados estão “Tempo de Luta” (Câmara dos Deputados, 1980), “Repórteres” (Editora Senac, 1998), “O Circo do Desespero” (Editora Símbolo, São Paulo, 1976), “Resistência” (Câmara dos Deputados, 1979) e “Tempo de Luta” (Câmara dos Deputados”, 1980) e “A infância de Graciliano Ramos” (Instituto Callis, 2005).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA