Combatendo as alergias

0
2128

Com a chegada do frio, basta olhar para o lado e ver alguém com aquela cara de gripe, com coriza, o nariz vermelho… Que dureza! Antes de fazer um diagnóstico: é gripe ou resfriado, vale a pena consultar um especialista para saber se não é alergia.
Segundo Dr. Alexandre Okamori, especialista em Alergia do Hospital e Maternidade São Camilo, no inverno, as alergias, de maneira geral, podem piorar. “Pode haver maior número de crises de asma, rinite e também uma piora nos quadros de dermatite atópica (alergia de pele). Isso pode ocorrer por uma série de fatores: maior permanência em locais fechados (e com pó), uso de roupas de inverno (guardadas há muito tempo), mudanças bruscas de temperatura, aumento da poluição (ausência de chuvas ou fenômeno de inversão térmica)”, explica. Vale acrescentar que o uso de roupas de lã e material sintético, bem como o banho quente e demorado podem fazer com que surjam as alergias de pele, comuns no frio e também no calor. Já as alergias respiratórias (ex: rinite) podem causar inflamação no nariz, garganta e seios da face, com acúmulo de secreção, que serve como meio de cultura para que vírus e bactérias causem uma sinusite.
Há características comuns a vários tipos de alergias. Dr. Alexandre diz que existem várias manifestações de alergia tanto em gravidade quanto na forma de apresentação. “Pode-se dizer, porém, que o alérgico tem uma sensibilidade maior para pó, produtos com cheiro forte e com mudanças bruscas de temperatura”. Ele observa que, para se descobrir a causa da alergia, é preciso que se faça uma investigação com o médico especialista, abrangendo um histórico dos sintomas, exame físico e testes alérgicos para confirmação.
E como prevenir a alergia nesta época do ano? Para Dr. Alexandre, a prevenção abrange uma série de cuidados: evitar o contato com pó, deixando a casa bem ventilada, lavando as roupas que estavam guardadas no armário antes do uso, evitar atividades físicas em dias muito secos ou com nível alto de poluentes na atmosfera; tomar bastante líquido.
Vale lembrar que existe tratamento para as alergias. “Atualmente há, além das orientações preventivas, uma série de tratamentos com remédios seguros, possibilidade de imunoterapia específica nos casos indicados (vacina) que garantem uma melhor qualidade de vida às pessoas alérgicas”, conclui o especialista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA