Festa em 10ª edição

0
1166

Outubro é mês de festa na Pompéia. Um dos eventos mais tradicionais do bairro, a Festa Cultural das Nações, chega a sua décima edição. Organizada pela Casa da Criança “Paulo de Tarso”, a Festa das Nações acontece na Sociedade Esportiva Palmeiras, nos fim de semana dos dias 27 e 28 de outubro. Animação é o que não falta neste evento, que oferece várias atividades e a chance de você conhecer um pouco mais sobre a cultura e a culinária de diversos países.
O tema deste ano fará um retrospectiva de todos os temas anteriores, como explica o coordenador do evento, Nilton Martins Gimenez. “Vamos mostrar um pouco do que fizemos neste dez anos. Será uma surpresa, unindo a diversidade, um dos temas principais, e também vamos focar em temas como o semear o bem, a transformação e a reciclagem”, diz.
A programação está bem variada, com grupos folclóricos representando vários países: a Benfeitora Jaguaré abre o evento nos dos dias. No sábado se apresentam os grupos Mensageiros de Capoeira e Maculele, representando o folclore do Brasil; Casa Ilha da Madeira, representando o folclore de Portugal; Soneemblume, folclore da Alemanha; grupo Dança do Leão, folclore chinês; Dupla Rodrigo e Rafael, representam o Brasil Rural; Grupo Tirol, folclore austríaco; Grupo Cultural Afro Dois, folclore africano; conjunto Chile Lindo, chileno; Nostra Itália, folclore italiano; Lakshi, dança oriental folclórica; Grupo Lioverpool, representando a Inglaterra; Ryukyu koku matsuri daiko Brasil, representando o Japão; e o cantor Danilu.
No domingo, as atrações serão os grupos Kyiv, representando a Ucrânia; o cigano Laqua Del Fuego e o cigano Alma Gitana; Grupo Kantuta, folclore russo; Rosas de Ouro, representando o Carnaval; a companhia de dança Phoccus, que representa a Irlanda; grupo Vasco da Gama, português; New Orlean Jass Band, homenageando os Estados Unidos; o grupo alemão Guaricanatanzgruppe; Nuri, representando os países árabes; e o grego Olympia.

Sabores variados

As barracas de comidas típicas são um atrativo a parte da Festa das Nações. Cada uma delas é organizada por voluntários de cada instituição participante, que trazem um pouco da Alemanha, Arábia Saudita, Bolívia, Brasil, China, Espanha, Colômbia, Estados Unidos, Grécia, Havaí, Holanda, Itália, Japão e Portugal para festa. Haverá também barracas de comidas diet-light e as crianças poderão se divertir nas barracas de brincadeiras.
Nilton lembra que o Salão Cultural terá novas atrações, com curiosidades dos países, dados de população, fotos, etc. Alguns grupos mostrarão o artesanato típico de seu país.
A Festa das Nações foi idealizada por um grupo de voluntários da Casa da Criança Paulo de Tarso, na Lapa de Baixo, com o intuito de angariar fundos para instituições beneficentes como a Creche Casa da Criança Paulo de Tarso e espaço Gente Jovem Paulo de Tarso, Grupo Assistencial Alvorada Nova, Núcleo Coração Materno, Núcleo Assistencial Anita Briza, ABSM – Associação Beneficente Filhos de Maria, Sociedade Benfeitora Jaguaré, Lep – Fábrica de Esperança, Ceu – Centro de Estudos União.
Os ingressos, que custam 3 reais, podem ser adquiridos antecipadamente eo mesmo ingresso vale para os dois dias do evento. Participe!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA