Por um sorriso perfeito

0
1666

Falta de cuidados, pouco acesso a tratamentos, acidentes, vários motivos levam as pessoas a perder dentes. Essa experiência é desagradável, tanto pela estética quanto pela própria função que o dente tem no corpo. Porém, a odontologia caminha a passos largos e o que antes parecia impossível – repor um dente perdido – agora é técnica usual em muitos consultórios. O implante dentário é uma dessas maravilhas que o mundo moderno pode proporcionar a todos.
Antes de tudo é bom que se explique que o implante é um tratamento demorado e tem duas fases distintas: uma é cirúrgica, onde um dispositivo de titânio é colocado junto ao osso para substituir uma raiz dentária, numa cirurgia simples e delicada. É ele que vai sustentar a prótese (dente artificial), numa segunda fase do tratamento.
Qualquer pessoa pode fazer o implante – mesmo que tenha perdido o dente há tempos –, desde que tenha osso suficiente nos maxilares. Pessoas de mais idade, principalmente mulheres na menopausa (com incidência de osteoporose), podem fazer o implante. Caso falte osso, é possível recorrer a um enxerto. Segundo o Dr. Savério Perillo, “é possível tirar osso até da calota craniana”. Já o Dr. Roberto Mendes diz que para enxertos, “dá para utilizar o banco de ossos, sem precisar coletar do próprio paciente e nãotem problemas de rejeição”.
Antes de iniciar o tratamento, além dos exames radiográficos e de sangue, é normal o dentista fazer um planejamento. Após o implante de titânio, a recuperação demora de três a quatro meses. Em seguida é que é feita a prótese (o dente propriamente dito).
Parece que o medo dos pacientes não faz parte da rotina desses experientes dentistas. Todos são unânimes em dizer que, quando o paciente chega até eles para esse procedimento, o medo ficou para trás. Claro que uma certa ansiedade antes da cirurgia é normal, mas nesses casos, eles podem administrar um relaxante suave. Além disso, garantem que os medrosos acabam se tornando pacientes exemplares, que fazem as revisões periódicas e seguem o tratamento certinho.
Além do medo, existe outro fator inibidor: o valor. Os pagamentos são facilitados. Um sorriso bonito, uma mordida perfeita, uma mastigação bem-feita, isso é saúde, portanto, é um tratamento que vale a pena.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA