Uma luz para a psoríase

0
1226

Algumas doenças dermatológicas podem incomodar mais pelo aspecto estético do que propriamente por sua gravidade. É o caso da psoríase, doença crônica e inflamatória da pele que se caracteriza pelo aparecimento de lesões em várias partes do corpo e que dispõe de diferentes tratamentos.
Segundo Jaime Lazzari, dermatologista da clínica Laserderme, a psoríase é uma doença de pele que atinge 3% dos homens e mulheres, mais freqüente na raça branca e tida como um problema no sistema imunológico e de causa genética. Fatores como estresse emocional, traumas ou irritações na pele, baixa umidade do ar e uso de alguns medicamentos também podem desencadear a doença.
A psoríase apresenta lesões róseas ou avermelhadas na pele, recobertas de escamas secas e esbranquiçadas. Normalmente aparece nos cotovelos e joelhos, podendo se espalhar por todo o corpo, inclusive couro cabeludo e unhas. Raramente atinge as articulações, causando a artrite psoriásica.
O dermatologista explica que a doença é um eczema e o diagnóstico pode necessitar de uma biópsia de pele. Dr. Lazzari também adverte que psoríase é uma doença benigna e não contagiosa. Suas lesões podem desaparecer completamente, mas não se pode falar em cura definitiva, pois sempre existirá uma tendência genética a recaídas.
O tratamento depende da gravidade das lesões. Pode ser desde simples pomadas, medicamentos especiais ou banhos de luz (fototerapia). Nas formas mais avançadas, associados às sessões de fototerapia, podem ser utilizados medicamentos de uso interno (método PUVA), determinados após exames de laboratório. Atualmente os pacientes com psoríase têm um novo tratamento a seu favor: o excimer laser (X Trac). “O excimer promove um clareamento das lesões em cerca de 12 sessões. Não há contra-indicação, é indolor e sem risco de queimaduras”, afirma o médico, ressaltando que em outros tratamentos à base de coaltar ou cortisona podem acarretar envelhecimento precoce, afinamento da pele ou resistência à medicação.
Como não se previne a doença e sim as lesões, é apropriado que se evite traumatismos e atrito na pele, medicamentos que podem agravar a psoríase, estresse, ansiedade e contato com antígenos do meio-ambiente (vírus e bactérias). É muito importante também o banho morno, sem bucha e o uso diário de hidratantes, que ajudam a manter a pele saudável.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA