Memorial faz 20 anos

0
1233

Foto:

O projeto arquitetônico trouxe beleza à região

São 20 anos de história dessa obra arquitetônica e cultural que veio abrir os horizontes do conhecimento da população da cidade e também do País. Em cima de um projeto cultural do antropólogo e escritor Darcy Ribeiro (1922 – 1997), o arquiteto Oscar Niemeyer (1907) projetou a obra do Memorial da América Latina, inaugurada em 18 de março de 1989. Seu objetivo principal é difundir as manifestações de criatividade e de saber dos povos da América Latina. De acordo com Fernando Leça, presidente da casa, “o Memorial cumpre esse papel em vários níveis e maneiras: trazemos artistas, filmes e espetáculos dos países latino-americanos; organizamos seminários e congressos, com a participação de professores e intelectuais latino-americanos; e criamos a Cátedra Memorial da América Latina, em conjunto com a USP, Unicamp e Unesp, que traz pesquisadores e bolsistas brasileiros e latino-americanos para aprofundar um tema determinado”. O Memorial ainda está aberto para as manifestações culturais e comemorações cívicas das comunidades latino-americanas radicadas em São Paulo.
Num espaço de quase 85 mil m2, o conjunto arquitetônico do Memorial reúne vários prédios, onde se espalham salões, auditórios, galerias e uma biblioteca especializada em temas latino-americanos, com 30 mil volumes. Seu acervo inclui obras de arte de artistas renomados e obras populares. Além da contribuição cultural, essa instalação iniciou um processo de revitalização do bairro, com ônibus, metrô e novos empreendimentos imobiliários ao redor.
Para marcar a data, o Memorial está com um calendário recheado de atividades interessantes: shows, mostras, retrospectivas e vídeos – acompanhe no quadro.
Fernando Leça é um entusiasta do lugar: “É difícil escolher uma obra preferida no meio de tantas lindas e valiosas. Tudo no Memorial é belo e grandioso. Talvez nada supere passear pelo conjunto arquitetônico e se deparar com prédios sinuosos e arrojados. O conjunto é uma pausa, um descanso, um oásis em uma cidade de ritmo frenético como São Paulo”.

Programação de março

Até 29 de março: “Cenas Sacras e Roda de Orixás” – Mostra de imagens e objetos sacros da crença popular. Pavilhão da Criatividade, terça a domingo, das 9 às 18h. Entrada franca.

Até 31 de março: “Memorial Revisitado, 20 Anos” – Retrospectiva das principais exposições realizadas (1). Galeria Marta Traba, terça a domingo, das 9 às 18h. Entrada franca.

Até 31 de março: “Muitas mulheres, um mesmo movimento” – Exposição de livros sobre mulheres do acervo da biblioteca do Memorial. Biblioteca, de segunda a sexta, das 9 às 18h, e sábados, das 9 às 15h. Entrada franca.

Dias 17, 24 e 31 de março: “Série Música do Meio Dia” – Concertos de câmara. Sala dos Espelhos/Auditório Simón Bolívar, às 12h. Entrada franca.

Dia 18 de março: Show de Elba Ramalho (2). Auditório Simón Bolívar, 21h. Entrada franca (retirar ingressos no dia 18, após as 14h).

Dia 20 e 21 de março: “Tangos e Boleros – Viaje Al Sentimiento”. Auditório Simón Bolívar. Ingressos: R$ 60,00 e meia entrada, às 19h.

Dia 26 de março: “Projeto Adoniran: Tetê Espíndola e Alzira E” (3). Sala dos Espelhos do Auditório Simón Bolívar. Entrada franca, 20h30.

Dia 27 de março: “Série Conexão Latina” – show de Tereza Morales (Cuba) e Margareth Menezes (Brasil). Auditório Simón Bolívar, às 21h. Ingressos: R$ 10,00 e meia entrada. Bilheteria: dia 26 (das 14 às 19h) e dia 27 (após às 14h).

Dia 28 de março: “Orquestra Jovem Tom Jobim”. Auditório Simón Bolívar, às 20h30. Entrada franca.

Dia 29 de março: “Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo” (4). Auditório Simón Bolívar, 19h. Entrada franca.

De terça a sábado: “Luzes, câmera, ação! Mulheres na direção” – Mostra em vídeo de filmes do acervo da Biblioteca dirigidos por cineastas mulheres. Terça a sexta, das 12 e 15h, e sábado às 12h.

Visitas monitoradas

Com a ajuda de monitores especializados, o Memorial recebe grupos (turistas, escolares) para percorrer todos os espaços. Agende a visita com antecedência ou solicite mais informações pelos telefones 3823-4746 e 3823-4748 ou pelo e-mail: monitoria@memorial.sp.gov.br.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA