Educando com|consciência

0
660

Foto:

Educando com consciência

Em um espaço muito colorido e toda adaptado para receber as crianças, a escola Mon Chemin atende crianças na faixa de cinco meses a cinco anos. “Temos aqui um projeto educacional diferenciado, baseado nos valores humanos e que chamamos de educação com consciência”, resume Maria Aparecida Certain, a Tia Cida, educadora e proprietária da escola, sobre o método de ensino que desenvolveu e aplica em sua escola desde 1988 e que está neste endereço desde 2009.
Ela explica que o projeto “nasceu a partir de um curso que comecei a ministrar no Instituto de Transpsicanálise e Psicanálise Transpessoal no qual sou formada. Fui convidada para fazer um curso voltado para crianças. Nele aplico a visualização criativa, a meditação e outras técnicas. Deste projeto surgiu a nossa escola”.
Para Cida, através desses recursos transpessoais, a criança assimila mais rápido e mais fácil o que é ensinado. A música é um dos elementos mais eficazes. “Mozart, por exemplo, desenvolve a inteligência e o conhecimento da criança. Beethoven, Bach, Vivaldi, Chopin e outros têm cada um deles uma característica própria que ajuda as crianças. Vivaldi é indicado para as crianças hiperativas”.
Além da música, as cores exercem um efeito positivo e criativo. A cada dia da semana, um exercício de relaxamento é feito com os alunos e uma determinada cor é associada a uma história. “Ao contar a história de João e Maria, as crianças com os olhos fechadas, ‘emanam’ sobre a bruxa má muita luz rosa, a cor do amor. O coração da bruxa fica aberto para as crianças e tudo acaba bem. As crianças ficam calmas e tranquilas”, garante.
Cida explica que “de cada método, uso o que acho mais interessante. Do Montessori,  o círculo no chão onde as crianças com a professora desenvolvem a concentração. Do construtivismo, nas aulas de culinária, por exemplo, se as crianças escolhem fazer um bolo, cada um deles escolhe o ingrediente que vai trazer no dia marcado e eles trabalham juntos. Mas tudo é feito dentro de regras e horários”.
Exercícios para eliminar medos (escuro, chuva, trovão) e ginástica cerebral para que as crianças desenvolvam e utilizem os dois hemisférios do cérebro também fazem parte do trabalho da escola. A participação dos pais é fundamental. Mensalmente é realizada uma palestra na escola entre eles e os professores. A próxima abordará o tema disciplina e liberdade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA