Musculação para diabéticos

0
1356

Foto:

A personal trainer Jéssica Tamochunas

Embora pareça óbvio, é sempre importante ressaltar que a pessoa com diabetes necessita de acompanhamento profissional para realizar suas atividades.

Estudo realizado por especialistas dos departamentos de fisioterapia e endocrinologia do Hospital Geral de Cingapura aponta que a musculação é o exercício mais adequado para pessoas portadoras de diabetes do tipo 2, em comparação com exercícios aeróbicos.
O trabalho comparou os efeitos do treinamento de resistência progressiva (PRT) com treinamento aeróbio (AT) por um período de oito semanas em adultos de meia-idade.
De acordo com o resultado, o quadro metabólico melhorou em ambos os grupos, mas a função física teve melhor resposta para quem fez musculação.
A personal trainer da academia 4You, Jéssica Tamochunas, tem como conduta adotar a musculação para os alunos com problemas de diabetes que começam a se exercitar. De acordo com ela, os exercícios anaeróbicos não utilizam oxigênio. Isso faz com que o glicogênio acumulado na musculatura – reserva de açúcar – seja quebrado, transformado em energia e abra mais espaço para que a glicose entre na célula, transformando-se em novo glicogênio. “O treino deve respeitar a individualidade biológica de cada pessoa, pois, se ela for sedentária, não se alimentar bem e como consequência sofrer de hipertensão, pode acelerar um processo de degeneração da retina, entre outros problemas”, alerta Jéssica.
Segundo orientação da personal, os exercícios aeróbicos podem ser indicados, mas devem ser de leve a moderado, para contribuir com a perda de peso, diminuir os riscos de dislipidemia – excesso de gordura no sangue – e melhorar a qualidade de vida daqueles que já possuem diabetes. “Os diabéticos devem, sim, tomar cuidado com os exercícios de grande impacto nas extremidades devido a uma neuropatia periférica, e podem também ter cortes e ulcerações nos pés; isso por causa de uma diminuição das funções sensoriais nas extremidades de membros inferiores. Por isso corridas, saltos, pulos devem ser evitados e os programas de treinamento têm de ser cuidadosamente elaborados para esse público”, ressalta. 

COMPARTILHE
Artigo anteriorEVENTOS 1
Próximo artigoMais que parteiras

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA