Bibliotecas abertas para todos

0
4212

Destacamos três endereços de bibliotecas que colocam seus acervos à disposição da população. Aproveite para ler mais!

Biblioteca Victor Civita do Memorial da América Latina. Em seus 84.480 m2, o espaço, inaugurado em 1989, é mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, e os edifícios foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Vinculada ao Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), a biblioteca tem 1.875 m2 de área útil e seu acervo é composto por mais de 30 mil livros e videoteca com mais de 1.700 títulos formados de documentários e filmes latino-americanos. Há também 14 terminais de computadores para acessar a internet. No auditório, para 140 pessoas, são realizados simpósios, debates e encontros além de eventos musicais.

Os livros ocupam o maior espaço físico, são muitos os exemplares em espanhol, o idioma falado na maior parte dos países da América Latina. Escritores como o colombiano Gabriel Garcia Marquez, a chilena Isabel Allende e o brasileiro Jorge Amado têm seus exemplares à disposição dos leitores. Além de livros, a biblioteca dispõe de revistas, jornais, vídeos entre outras mídias. Tem parte do acervo digitalizado em formato de áudio (MP3) para facilitar o acesso aos livros para pessoas com deficiência visual, idosos e baixa escolaridade. A consulta ao acervo é grátis e a biblioteca funciona de segunda a sexta, das 9 às 18h, e aos sábados, das 9 às 15h. Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portões 1 e 5, ao lado do metrô Barra Funda-Palmeiras, tel. 3823-4731. www.memoria l.org.br

biblioteca senac ac matarazzo01-DPP-MAR-TG
Senac Francisco Matarazzo, tem uma biblioteca moderna e bem equipada (Foto/Tiago Gonçalves)

Senac Francisco Matarazzo. A unidade, depois de uma reforma geral, reabriu em agosto de 2015 e é em voltada para administração, gerência, marketing, idiomas e tecnologia da informação, entre outros cursos, pós-graduação e cursos livres como o de informática para pessoas com mais de 40 anos. A instituição oferece muitas bolsas de estudo para os cursos oferecidos.

A biblioteca, que fica no térreo, tem cerca de 10 mil obras – incluindo livros, periódicos, DVDs para educação e entretenimento, em ambiente moderno e climatizado. A maioria dos livros e obras estão voltados para as áreas de estudo da unidade. A estrutura inclui mesas para leitura, três salas de estudos com lousa, espaço com tecnologias de acessibilidade para deficientes visuais e auditivos. Disponibiliza notebooks para pesquisas e acesso a e-books, biblioteca virtual e periódicos eletrônicos nacionais e internacionais. Além de português, há material em espanhol, inglês e francês, além de material em braile (para deficientes visuais).

Segundo Vera Lucia Marques, coordenadora da biblioteca, “ela está aberta para a população em geral. Para quem não é aluno do Senac e desejar emprestar livros e vídeos, é preciso trazer documento, comprovante de residência e pagar uma taxa mensal de R$ 10 ou semestral de R$ 50”. A biblioteca recebe um público de 500 pessoas por dia.

E ainda produz livros em braile sob demanda, informa Vera. “Não há custo para a pessoa que faz a encomenda. É mais um serviço de inclusão que o Senac oferece nesta unidade”. A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 8 às 21h, e sábado, das 8 às 15h. Av. Francisco Matarazzo, 249, Água Branca, tel. 2189-2100. www.sp.senac.br

Espaço de Leitura-GA(3)
Espaço de Leitura: livros e cultura em meio ao verde do Parque da Água Branca (Foto/Gerson Azevedo)

Espaço de Leitura. Fica ao lado da pérgola e melhor ambiente não tem. Em meio a árvores, cercado de pássaros e bichos que habitam o Parque da Água Branca. Os antigos viveiros de pássaros se transformaram em quiosques onde é possível encontrar um mundo de livros bacanas. Desde exemplares de histórias em quadrinhos, os famosos HQ ou gibis, a livros para todos os públicos, além de jornais e revistas. O Aconchego, por exemplo, é um espaço voltado para crianças de até três anos, com fraldário e brinquedos, além de ‘estacionamento’ para carrinhos de bebês. Durante o mês tem programação voltada para leitura com mediação de livros, contação de histórias, feira de troca de livros (domingos, das 14 às 17h) e eventos musicais e teatrais e equipe de e ducadores. Tudo é grátis. Basta chegar, escolher o livro e se aconchegar em uma das mesas ou pelos móveis feitos de pallet que estão à disposição, terça das 10 às 17h e de quarta a domingo, das 9 às 18h. Parque da Água Branca, acesso pela Rua Ministro Godói, 180, Água Branca, tel. 2588-5918. www.facebook.com/espacode.leitura.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA