Esquina do Souza: a caipirinha de mestre

0
2944

Depois de 27 anos trabalhando em outros bares da cidade, o barman Souza decidiu abrir o boteco Esquina do Souza. Caipirinhas com frutas naturais, bolovos, coxinhas são as atrações.

Souza, profissional premiado escolheu a Pompeia para abrir seu bar. (Divulgação)
Souza, profissional premiado escolheu a Pompeia para abrir seu bar. (Divulgação)
Souza é o nome de guerra de Deusdete Neres de Souza, piauiense que fez carreira como barman e já foi diversas vezes premiado como “Barman do Ano” por revistas como Veja SP, Go Where! e outras publicações especializadas. “Sempre é uma emoção ser considerado e reconhecido como o melhor do ano entre tantos profissionais que trabalham em São Paulo!”, fala sobre suas premiações.

Toda essa experiência profissional de Souza se deve a bares que sempre investiram e deram destaque ao bar como o Bistrô, San Francisco Bay e Velozo, de onde ele saiu em 2018 para inaugurar o seu próprio bar. “A vontade de ter o meu próprio bar era um sonho de anos e consegui tornar realidade em 2018”. A escolha pela Vila Pompeia foi estratégica. “Moro na região e quis sair dos lugares mais concorridos como Perdizes ou Vila Madalena. A localização e a estrutura do imóvel se encaixou perfeitamente ao que eu queria e comemoramos o primeiro ano no dia 5 de junho”, explica.

Para Souza um bar precisa ter “boa bebida, boa comida e bom atendimento”. O empresário conta que promove reuniões mensais com a equipe para melhorar o atendimento.

Coxinhas é um dos destaques do bar (Divulgação)
Coxinhas é um dos destaques do bar (Divulgação)
Pelas paredes do boteco estão dezenas de pequenas lousas. Em cada uma o nome e a receita de caipirinha. “Algumas eu crio e batizo com o nome do cliente. Outras são sugestões de clientes e se a caipirinha ficar legal eu incluo na carta e ‘batizo’ com o nome do cliente”.

Para comemorar o primeiro aniversário Souza criou a de limão rosa, gengibre e melaço de abacaxi que está na carta de bebidas. “Eu sempre estou pensando em uma nova combinação!”, diz.

Destaca que suas caipirinhas são feitas com frutas frescas, “nunca com polpas congeladas!”. Graças a sua experiência tem fornecedores na Ceagesp e principalmente em bancas de frutas da região do Mercado da Cantareira. Eles fornecem as frutas da estação com a qualidade que Souza exige para seu bar. Afirma que “não abro mão e se a fruta estiver fora de estação, paciência!”.

Caipirinha de pitaya (Divulgação)
Caipirinha de pitaya (Divulgação)
Além das caipirinhas, o Esquina do Souza tem todas as bebidas que um bom bar precisa ter. Vai do chope aos destilados, gim, sakê, uísque, rum e outros. A cachaça que usa nas caipirinhas vem de um alambique do interior de São Paulo que Souza conhece há anos.

As bebidas têm sua importância mas Souza não descuidou das opções de petiscos, entradas e pratos. “Temos desde a coxinha, ao bolovo com recheio de bacalhau, o bolinho de carne, pasteizinhos e também pratos como o picadinho ou o filé a milanesa além de sanduíches como o de carne louca. A feijoada é servida aos sábados e a rabada e a carne seca, aos domingos. Tati, esposa e sócia do boteco, é a responsável pela elaboração dos pratos e da equipe da cozinha.

Sanduíches de carne seca acebolada (Divulgação)
Sanduíches de carne seca acebolada (Divulgação)
O ambiente interno tem mesas e cadeiras também distribuídas na parte externa do boteco com toldos para os dias mais frios. Uma mesa coletiva também está à disposição da clientela e tem sido escolhida para reuniões de amigos e famílias. O Esquina do Souza abre de terça a sexta a partir das 17:30 e sábado, domingo e feriados, a partir das 12:30. (GA)

Esquina do Souza, Rua Cel. Melo de Oliveira, 1.066, Pompeia, Telefone 2538-1861, www.facebook.com/esquinadosouza

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA