Physics mistura café e ciência

0
1939

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Professor Alvaro Vannucci criou um café com ciência.

Professor de física da USP por 40 anos, Alvaro Vannucci, após a aposentadoria, abriu um café temático com aparelhos científicos.

O cardápio do Physics Cafe tem sugestões da bebida inspiradas na física. Quatro deles têm nomes que se conectam com essa ciência: Café Doppler (café, Nutella, creme de leite), Condensado Bose-Einstein (café, leite condensado, creme de leite e canela), Spin Up (café, bola de sorvete de creme) e o Raios Cósmicos (café, bombons Alpinos e creme de leite).

Além deles, café expresso, cappuccino, chocolate quente e chás diversos e refrigerantes e sucos. Não serve bebidas alcoolicas. Os doces são da Di Cunto, pão de queijo, folhados, empadinhas, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e outras gulodices para acompanhar o café. Em breve serão incluídas opções vegetarianas em forma de tortas.

1907-Physics Cafe (8)O professor Vannucci explica que decidiu empreender quando marcou a aposentadoria. “Queria continuar em atividade e tive a ideia de criar um café em um espaço propício para conversar sem pressa e com o diferencial de ter experimentos de física à disposição dos clientes. Além de um bom café e outras sugestões para agradar o paladar”. 

A procura pelo local levou um ano. O professor Vannucci e sua esposa Fátima, também professora de física, pretendiam abrir o café na região da Vila Madalena onde moram. “Encontramos este imóvel em Perdizes, fizemos uma reforma e o imóvel ficou como queríamos”, explica.

Os experimentos de física – com imãs, óticos e outros conceitos atraem a curiosidade das pessoas. E quem precisar de mais informações o casal de físicos estão à disposição para elucidar as dúvidas que surgirem. Com esses equipamentos o professor Vannucci quer aproximar a física as pessoas leigas de um jeito lúdico e agradável. Manuseando os aparelhos, as pessoas entendem o quanto a física está presente em nosso dia a dia de várias maneiras.

1907-Physics Cafe (21)O Physics Cafe também é um espaço de aprendizado e divulgação científica. Na parte superior do café tem um auditório onde acontecem regularmente palestras e mini-cursos. O professor Vannucci e seus colegas físicos e professores da USP são os palestrantes e os temas são os mais variados, mas sempre tendo a ciência como tema. O espaço também pode ser locado.

Em julho, a física quântica foi o tema da palestra e no próximo dia 1º de agosto, às 19:30, a palestra será sobre fusão nuclear, com uma hora de duração e ingresso a R$ 80 por pessoa.

O café tem também duas salas de estudos onde professores da USP dão aulas de reforço em física, química e matemática.

Há opções interessantes de objetos e que podem servir como presente. Canecas com a teoria da relatividade (E=mc²), do gênio Alfred Einstein e outras opções de presente seguem a mesma linha/tema. Caneca inspirada no cubo mágico ou o Pêndulo de Newton são outras sugestões. O Physics Cafe abre de terça a sábado, das 10 às 20:30. (GA)

Physics Cafe, Rua Lincoln de Albuquerque, 322, Perdizes, Telefones 3865-8656 e 93244-0404, www.physicscafe.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA