A arte colorida de Jesualdo Gelain

0
2158

Foto: Gerson Azevedo

Gerson Azevedo
Impressionismo e cores na arte de Jesualdo

O gaúcho Jesualdo Gelain morador da Pompeia desde 1982 tem uma carreira de mais de três décadas como artista plástico.

O artista nos recebe em sua casa-ateliê e está acompanhado pela esposa Rita de Cássia e a filha Cristiane. Rita de Cássia foi pintora mas “deixei de pintar anos atrás”, diz. Junto com Cristiane, que é arte-educadora, tocam um ateliê de costura anexo à residência da família.
Formado em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes, Jesualdo sempre desenhou e pintou desde criança quando vivia na pequena Três de Maio, cidade localizada no norte do Rio Grande do Sul. “Fui autodidata desde jovem e sabia que a minha vida estaria ligada ao traço, a arte! Comecei pintando com tinta a óleo e depois passou para tintas acrílicas”, explica o artista.

Jesualdo (1)Jesualdo conta que como ilustrador trabalhou com outros grandes artistas como Elifas Andreato que é seu amigo de longa data e era morador de Perdizes até recentemente. “Como ilustrador fiz trabalhos para as principais editoras – Abril é uma delas, e naquela época uma ilustração rendia um bom dinheiro. Teve uma coleção de três livros que eu ilustrei e o que ganhei dava para comprar três Fuscas! Coleções famosas como Conhecer, Bíblia em Fascículos e livros de várias editoras e temáticas juvenis e adultos”, e conta que também criou muitos logotipos para produtos e empresas.

Atualmente, para Jesualdo as ilustrações não estão entre os seus principais trabalhos, por conta dos baixos valores que oferecem. “Não compensa! pelo tempo que leva para ser feita e os baixos valores pagos”. Prefere se dedicar às suas telas, praticamente em tempo integral.
 
As telas de Jesualdo têm imagens e figuras abstratas, impressionistas, surrealistas. As telas, em sua maioria, têm cores fortes e o elemento feminino está presente em várias ocasiões e com mais ou menos destaque em várias das obras do artista. “São ideias, sonhos, sensações, emoções que tenho e transporto para as telas”, com grande técnica e muita sensibilidade.

Jesualdo com Rita de Cassia e a filha Cristiane
Jesualdo com Rita de Cassia e a filha Cristiane
Cenas urbanas como a tela Ibirapuera que Jesualdo fez foi inspirada em um fotógrafo estrangeiro que veio a São Paulo para fazer uma foto com pessoas nuas no parque e virou manchete e teve boa repercussão na imprensa. A tela do nosso artista tem uma multidão e todos têm uma fisionomia diferente e alguns elementos, como alguns cachorros, que exigem certo tempo de observação para ser notado. Detalhes que exigiram muita paciência, várias horas de trabalho e dedicação para ser finalizado, mas que o artista exibe com grande orgulho.

Jesualdo não é representado por nenhuma galeria. “Prefiro eu mesmo negociar minhas telas com os compradores”, explica. Seus trabalhos podem ser adquiridos em leilões de arte. “É uma forma interessante de vender minhas obras. Em cada leilão levo cerca de 70 quadros e o resultado final me satisfaz!”.

Para conhecer o trabalho de Jesualdo basta acessar seu site. (GA)

Jesualdo Gelain, Celular 98961-0530 (Whats), https://jesualdo-gelain-arte.webnode.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA