Como nos bons tempos

0
1928

Foto: Lucia Oliveira

Lucia Oliveira
O Alquimista Farmácia Homeopática

Há 34 anos na região de Perdizes e Pompeia, a farmácia homeopática O Alquimista inaugura um novo espaço, na Rua Dona Germaine Buchard, com ambiente, atendimento e método de manipulação que lembram as antigas boticas do início do século passado.

Entrar no imponente casarão recém reformado da Rua Dona Germaine Buchard, 617, que, há cerca de um mês, abriga o novo ponto da farmácia homeopática O Alquimista é como aterrissar de viagem em uma máquina do tempo pousada no início dos anos de 1900. Com mais de três décadas de tradição na região de Perdizes e Pompeia – tendo funcionado, nos últimos 30 anos, na Rua Itapicuru – a farmácia sempre teve como diferencial manter um ambiente que lembra as antigas boticas. No novo espaço, estantes de madeira envidraçada exibem medicamentos homeopáticos e diversos produtos de beleza em embalagens que lembram o design delicado da Belle Epoque; espalhados por diversos cantos do local, antigos armários de boticário com portas de vidro guardam frascos, balanças e outros objetos usados por farmacêuticos nos idos de 1910 e, na entrada da farmácia, um busto centenário do pai da homeopatia, o médico alemão Samuel Hahnemann, dá as boas vindas aos clientes.

Mas o objetivo das proprietárias Stela Maria Garbi e Graziela Garbi é oferecer a quem entra no Alquimista mais do que apenas um ambiente bem decorado e com uma atmosfera leve. Mãe e filha fazem um trabalho de formiguinha para difundir um conceito de responsabilidade com a saúde que extrapola os cuidados pessoais, incluindo um modo de vida mais saudável e uma relação sustentável com o meio ambiente. “Essa é a nossa filosofia de vida, a base do nosso estilo de viver e por acreditarmos nisso é que procuramos passar esse conceito com o trabalho que fazemos aqui”, diz Stela.

GDPP - janeiro 2020 - Bem Estar - O Alquimista 5No Alquimista é possível encontrar de medicamentos homeopáticos e essências florais manipulados a diversos tipos de óleos essenciais, produtos fitoterápicos e chás de ervas medicinais. Quem entra na farmácia tem sempre a disposição um funcionário capacitado para tirar dúvidas e ouvir as necessidades e os casos específicos de cada cliente, indicando o melhor produto para atendê-lo. “A ideia é que o cliente receba um atendimento personalizado não pegue uma cestinha e coloque o que precisa dentro, dirigindo-se depois ao caixa para pagar”, afirma Graziela. Ela explica que a manipulação dos medicamentos é toda feita na própria farmácia e que os remédios homeopáticos são altamente sustentáveis, pois são formulados com quantidades mínimas de recursos naturais e/ou substâncias para gerar o máximo de efeito terapêutico.

A preocupação com a sustentabilidade está presente em cada detalhe do projeto arquitetônico do novo espaço do Alquimista. Duas grandes ânforas coletam água da chuva das calhas, que é usada na limpeza diária e para regar as plantas. Há placas de energia fotovoltaica instaladas no teto e piso drenante para ajudar a escoar a água, além de minhocário para transformar o lixo orgânico em adubo, coleta seletiva do material descartável e um muro verde e árvores frutíferas para atrair as abelhas.

“Queremos oferecer um local com energia boa, no qual as pessoas recebam atenção e calor humano”, ressalta Stela. “As pessoas, hoje, estão muito carentes desse contato humano, que é essencial para a saúde do corpo e da mente”, afirma ela. (LO)

O Alquimista Farmácia Homeopática, Rua Dona Germaine Buchard, 617, Perdizes, Telefone 3862-5342, Whatsapp 98663-0103, contato@alquimista.com.br, www.alquimista.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA