Feras na piscina

0
10920

Foto: Lucia Oliveira

Lucia Oliveira
As piscinas da NHD

Para ensinar os alunos a nadar com técnica, a NHD Sport Center, que há 12 anos funciona em Perdizes, utiliza uma metodologia inovadora aplicada nas aulas para crianças, que prioriza o reforço positivo como meio de aprendizagem, acompanhamento individualizado e a conscientização com o corpo, alimentação e o meio-ambiente, e na qual cada nível é simbolizado por um animal que representa uma força de caráter diferente. A escola também oferece aulas de natação para bebês e gestantes, adultos e terceira idade, além de hidroginástica, hidroterapia e Pilates.

Quando um dos alunos das turmas infantis de natação da NHD Sport Center está pronto a mudar de nível – que é sempre simbolizado por um animal da água, do ar ou da floresta diferente – todos os colegas presentes na piscina fazem uma grande festa. Os tubarões, peixes-palhaços, golfinhos e arraias se juntam aos tigres, águias, falcões e leopardos, comemorando a conquista com muita alegria dentro e fora da piscina. Cada bicho representa uma força de caráter – prudência, amor, humildade ou espiritualidade – e o objetivo é aperfeiçoar as técnicas de nado e o desempenho na água até se tornar um poderoso búfalo, o último animal a ser atingido e que representa o espírito de equipe.

Pela metodologia, o ensino dos quadro estilos de nado é validado ao longo do processo evolutivo dos alunos, ou seja, não há necessidade do aluno ser avaliado, já que o próprio processo de ensino garante a boa performance técnica. Além de ensinar a mergulhar, virar e nadar, o método também prioriza a capacidade de nadar longas distâncias e de sobrevivência na água. Os pequenos ainda são estimulados a viver de forma mais saudável, recebendo noções sobre boa alimentação, aulas sobre o corpo humano e conscientização ambiental. As aulas na piscina são mescladas. por exemplo, com aulas de nutrição positiva, nas quais os professores envolvem as crianças em uma dinâmica que as leva a experimentar os alimentos sob o efeito da alegria e da curiosidade. Dessa forma, alimentos como a rúcula, por exemplo, são aceitos mais facilmente. O objetivo é formar, acima de tudo, seres humanos melhores do que diz respeito à saúde e ao bem-estar físico e mental.

Além das aulas para crianças, a NHD tem turmas de bebês e gestantes – com aulas que estimulam a adaptação dos bebês ao meio líquido e trabalham a apuração dos sentidos, usando brinquedos e músicas. Há também aulas especiais para quem quer perder a fobia de água, natação para adultos e terceira idade – com treinos individualizados e focados no interesse de cada aluno – e turmas de hidroginástica.

Outro diferencial da escola é a hidroterapia, com sessões ministradas por fisioterapeuta especializado em reabilitação aquática, com o objetivo de curar e controlar dores crônicas e reabilitar processos pós-cirurgicos de diversas patologias. A NHD oferece, ainda, sessões de Pilates, que acontecem em um espaço anexo ao prédio principal, aplicando o método tradicional desenvolvido pelo Dr. Pilates, com aulas nos aparelhos e no solo. (Lucia Oliveira)

NHD Sport Center, Rua Aimberê, 1.445, Perdizes, Telefones 3865-9055 e 3554-4953, www.nhd.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA