A sofisticação do fondue

0
1433

Nada combina mais com o inverno do que uma saborosa fondue, sempre acompanhada de um bom vinho. A tradição suíça de mesclar queijos e vinhos se tornou um hábito também aqui no Brasil, uma espécie de ritual para ser curtido a dois ou em grupos de amigos. A lenda diz que nos Alpes da Suíça, os pastores se reuniam todas as noites em pequenos refúgios levando pão, queijo e vinho. Quando a necessidade de um alimento quente tornou-se maior, uma dessas pessoas levou o queijo e o vinho em uma pequena panela à chama da fogueira. Depois de derretido o queijo, comiam com cubos de pão, criando o prato da confraternização e descontração.
A fondue, expressão feminina de origem francesa que significa fundido, derretido, só ganhou popularidade na Suíça, nos anos 1960, quando o mercado lançou os utensílios necessários para prepará-lo – o fogareiro, a panela e os garfos especiais. O prato típico que foi escolhido pelos suíços para as festas de fim de ano foi a fondue chinoise: carne mergulhada em caldo quente com molhos diversos. Hoje existe uma enorme variedade de opções de preparo e as bebidas mais comuns que acompanham a fondue são os chás, espumantes e especialmente os vinhos.
Para preparar o prato mais requintado do inverno, algumas regrinhas simples devem ser seguidas. Para começar, as melhores combinações são fondue de carne com vinho tinto e fondue de queijo com vinho branco (principalmente os da uva chardonnay). Os queijos mais indicados para a fondue são o Gruyère (Suíço), queijo com orifícios arredondados e consistentes; o Gruyère Fundido, de sabor suave, macio e brilhante; e o St. Claire, também de sabor suave, com olhaduras redondas ou ovais. Para acompanhar o Gruyère, vinho tinto seco, leve ou branco seco. Já o St. Claire pede vinho branco somente.
Se a idéia for fazer uma fondue de carne, pode-se escolher carne de boi, cordeiro ou de aves, desde que seja de textura delicada e sem gordura aparente. O filé mignon é o mais indicado pela sua maciez. Limpe-o bem e corte em cubos ou tiras. Para deixar a sua fondue de carne mais saborosa, corte a carne e coloque-a em uma tigela forrada com rodelas de cebola. Regue com azeite de oliva, coloque um ramo de manjericão e salpique pimenta-do-reino em grãos. Espalhe com uma camada de cebola e cubra com papel-alumínio ou filme plástico. Deixe tomar gosto por 12 horas. No outro dia, antes de servir, retire os pedaços de carne e seque com toalha de papel.
Para acompanhar a fondue de carne, monte um conjunto de temperos e leve à mesa, como sal, páprica, pimenta-do-reino moída. Só tempere a carne depois de frita. Não tempere a carne com sal antes de fritá-la, pois isto faria a carne criar água e, conseqüentemente, o óleo espirra. Também não coloque ervas sobre a carne antes fritar, pois elas queimam e deixam um aroma desagradável. Sirva pelo menos quatro molhos diferentes. Os pães são indispensáveis: opte por servir ciabattas, pães italianos, franceses, etc. Reserve para esta degustação um pouco de manteiga e patês.
Já a fondue doce é uma excelente sobremesa para um dia mais frio e, ainda, deixa o seu jantar mais aconchegante. Para festas de criança é também uma boa opção. A mais comum é a de chocolate, mas há as opções de caramelo, o marshmallow.
Depois de todas essas dicas, que tal preparar uma fondue especial, comprar um vinho da melhor safra e reunir os amigos? Dê uma chegada ao Empório São Dimas. Lá você encontra os melhores produtos, pelos melhores preços.

Fonte: http://www.azeite.com.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA