Ações sociais reconhecidas

0
1185

O Grupo Educacional Flamingo é cada vez mais participativo na sociedade. Desde 1998 desenvolve inúmeras ações sociais que visam integrar e potencializar a capacidade individual e coletiva da comunidade escolar para colocar em pratica ações de cidadania.
Uma destas iniciativas é o Flamingo Ação Cidadã, projeto que começou com um trabalho de coleta de recicláveis (latinhas) que, podendo ser trocadas por produtos, culminou na doação de várias cadeiras de rodas. Hoje, o projeto foi ampliado e veio o reconhecimento, tanto que, em novembro, foi eleito pela Rádio Bandeirantes e pelo Itaú Social como um dos quatro melhores projetos sociais desenvolvidos em escolas do Brasil.
Segundo Érica Ardito, assessora pedagógica e coordenadora do Departamento de Comunicação do Grupo Educacional Flamingo, essas ações estão profundamente ligadas à proposta pedagógica dos diferentes níveis de ensino, sendo referência para conteúdos e vivências discutidos em sala de aula e convite para o voluntariado: alunos, funcionários, pais e comunidade local são convidados a se reconhecerem e se afirmarem como seres sociais, capazes de construir e multiplicar uma rede solidária de intervenção positiva na comunidade.
O Ação Cidadã se divide em três outros segmentos. Um deles é o Projeto ABC – aprender, brincar e conviver, em que alunos e professores voluntários desenvolvem atividades pedagógicas e de recreação com crianças e adolescentes da Creche Luz do Mundo e dos Abrigos PIVI e PAC. Outro projeto é o Jovens Empreendedores Sociais que motiva e oportuniza alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores, pais e a comunidade local a reconhecerem seu potencial criativo, empreendedor, intelectual e solidário. Esses projetos motivam a troca de experiências, de conhecimentos, de afetos e respeito às diversidades constituindo-se em elos de valorização da auto-estima, da formação de valores morais e da percepção de possibilidades de ações construtivas tanto aos voluntários quanto às crianças das instituições envolvidas.
Outra ação são as campanhas de arrecadação de produtos necessários às instituições assistidas pelo projeto, bem como de recicláveis que são vendidos e o valor é revertido em benefícios a essas instituições.
No dia 12 de novembro, o Projeto Ação Cidadã recebeu a placa de menção honrosa. “O reconhecimento dado pelo Rádio Bandeirantes e o Itaú Social veio trazer mais credibilidade ao nosso trabalho. Alunos e crianças das instituições estão percebendo sua importância no meio e juntos estão me lhorando suas próprias vidas e a de todos os que estão à sua volta. Esse é o objetivo do Projeto: mostrar que podemos fazer a nossa parte para um mundo mais justo e harmonioso”, acrescenta Érica.
O Projeto Ação Cidadã também envolveu e motivou alunos e professores do Colégio e Faculdades Flamingo a desenvolverem também ações sociais que permitissem a aplicabilidade dos conteúdos trabalhados em sala de aula em projetos em benefícios à comunidade. Foram criados os projetos Pequenos Grandes Mestres e as Faculdades Flamingo desenvolveram um programa de banco de projetos sociais a fim de divulgar e promover uma rede de atividades sociais. As ações identificadas e desenvolvidas pelos alunos e ou professores em benefício da comunidade são inseridas neste banco e incentivam ou orientam os interessados a engajarem ou pensarem novos projetos. Alguns desses projetos são: Projeto Palestras Profissionais; Trote Solidário e Voluntários em Ação.
Projeto Flamingo Ação Cidadã: cidadãos cuidando do futuro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA