12 de outubro, Dia das Crianças. Quem ainda está na fase dos carrinhos e das bonecas, sabe como é boa esta época de brincar e brincar. Já os mais crescidinhos lidam com as descobertas e crises da adolescência. No entanto, sempre é bom manter o lado infantil, mesmo depois de adultos.
Com uma proposta bem diferenciada, Gutto Marques Souza “brinca” de fazer bichos coloridos. Ele aprendeu a técnica e a aprimorou, desenvolvendo seu próprio método. Partindo de arame de cobre inteiriço “que dá suporte e arma o bicho”, E.V.A. (material emborrachado) e tecido, Gutto se inspira na natureza e cria sapos, escorpiões, aranhas, besouros… Nada convencional e não agradaria às crianças? Ao contrário. O colorido e as formas de cada bichinho encantam a todos. Seja para brincar ou para decorar, o que vale é a imaginação.
“O que mais gosto de fazer é o sapo. Ele dá várias possibilidades. As pernas podem ser diferentes. Também as flores são interessantes. É preciso estudar a forma e como chegar naquilo com plástico e arame”, diz Gutto. E ele tem que ser um bom observador, tendo como laboratório os próprios bichos e a internet, que oferece ferramentas importantes, como fotos de esqueletos de insetos e répteis.
Não menos diferentes são os brinquedos encontrados nas caixas de pizzas criadas por Constantino Kostakis Jr. Ele trabalha com embalagens há 20 anos e, por uma série de fatores, viu a possibilidade de fazer com que as caixas de pizzas ganhassem um cunho educativo, divertido e que o papelão fosse, de alguma maneira, reciclado. São descansos de copos, dinossauros, flores, árvores de natal, helicópteros, aviões, jogos da velha, quebra-cabeças… Tudo isso para a família inteira se divertir enquanto saboreia uma pizza.
“Antigamente o cliente comprava sem a brincadeira, hoje leva os dois. É um produto que tem a patente requerida”, observa Constantino. “Uma pizzaria comprou uma campanha de dinossauros. São nove modelos. E se o cliente pedir algo específico, fazemos. Ele pode aproveitar para usar o logotipo, tem várias opções. É uma peça decorativa e que tem a propaganda da pizzaria”.
Com tantas propostas diferentes, o que não vale é deixar o Dia das Crianças ser igual aos outros. Descubra essas novas possibilidades e divirta-se com seus filhos.