Cerâmica para todo dia

0
1230

Algumas pessoas pensam que objetos de cerâmica são utilizados apenas na decoração, mas a verdade é que existem inúmeras peças feitas para o dia-a-dia. Na imensidão dos bairros de Perdizes e Pompéia, encontramos duas artistas que fazem de sua arte em cerâmica uma obra para ser apreciada e utilizada.
Greyce Carla abriu seu ateliê na Pompéia há quase um mês e já colheu os frutos no Dia das Mães, com uma venda significativa de peças. Formada em Artes Plásticas pela FAAP há cinco anos, com especialização em Toledo (Espanha), a artista gosta de fazer louça utilitária, como xícaras de café, jogos de jantar, tigelas (bowls), além de castiçais, pratos para bolos. O ambiente tranqüilo da casa e do bairro é propício para desenvolver cursos e aulas, “embora o comércio ao redor seja muito bom”, diz Carla. “A paixão pela cerâmica começou na faculdade e fui me descobrindo nessa área. Só depois vim saber que minha vó também trabalhava com cerâmica”, revela. Seus cursos são dados uma vez por semana, de segunda à sexta, pela manhã ou à tarde, e aos sábados pela manhã. São três horas de aula em que você pode desfrutar do talento da artista.
Em Perdizes, encontramos a ceramista Gisele Gandolfi, que saiu do mercado financeiro e foi estudar história da arte em Florença (Itália), onde aprendeu mosaico. Em outra cidade italiana, Certaldo (interior da Toscana) começou a fazer cerâmica, mas foi “aqui no Brasil, com professores, estudando os hábitos e costumes dos brasileiros que eu formei o conceito da minha cerâmica”, diz. Ela buscava algo bem nacional e conseguiu: “Minha cerâmica carrega uma identidade brasileira, com formas orgânicas, como abóboras, cabaças. A técnica pode parecer com alguma outra, mas quero que as pessoas percebam que a criação é do ateliê Muriqui, minha marca”.
Pratos, xícaras, molheiras são desenvolvidos com exclusividade para vários restaurantes da cidade. Para o dia-a-dia, ela oferece também pratos maiores, manteigueira, xícaras de café e uma simpática marmita, de vários tamanhos, que pode ir ao microondas, forno convencional, máquina de lavar, freezer – só não pode ir direto ao fogo, precisa colocar um difusor embaixo (dá diferença térmica e ela pode explodir).
Para servir os amigos ou saborear melhor sua comida diária, vale a pena investir em objetos tão lindos, prestigiando os artistas nacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA