Criado no Canadá, o Dia do Desafio vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA). A primeira edição, em 1995, teve a participação de 10 países, 67 cidades inscritas e 4,9 milhões de participantes. E desde então o SESC São Paulo está à frente da organização do evento. No ano passado, participaram 25 países, 3.195 cidades e mais de 55 milhões de participantes.
Qualquer pessoa pode participar do evento, que acontece no próximo dia 28 (quarta). Nesta 13ª edição, o tema será “Esporte Por Uma Comunidade Ativa”.
A proposta deste ano é que o indivíduo cuide melhor do corpo, mude o comportamento, se preocupe com o bem-estar, se redescubra. Qualquer atividade vale. Caminhar, pedalar, correr, participar de um jogo, dançar e tudo o mais que signifique uma atividade física. Os envolvidos, seja coletivo ou individual, precisam registrar a participação pelo telefone 0800-11-8220 até às 21 h do dia 28 ou procurar uma unidade do SESC.
Nesta edição estão envolvidos 22 países e 3.463 cidades do Continente Americano. A cidade de São Paulo “desafiará” Quito, capital do Equador. Dentro do espírito do “desafio”, vence a cidade que movimentar e mobilizar o maior número percentual de habitantes em relação a sua população oficial. As cidades inscritas foram agrupadas em sete categorias diferentes de acordo com a sua população. São Paulo e Quito estão na categoria sete, com cidades com mais de 1 milhão de habitantes.
Segundo Maria Luiza, gerente de desenvolvimento físico-esportivo do SESC São Paulo e coordenadora do evento, também é um movimento que se inicia com o estímulo pessoal. “Um dos objetivos desse dia é contagiar os outros até que se alcance o comprometimento coletivo de viver em harmonia, em ocupar tempos ociosos, em fazer valer o verdadeiro espírito comunitário, como algo bom, prazeroso, instrumento de envolvimento social sem imposição, de forma espontânea e lúdica.”
Desafio no Sesc Pompéia
No SESC Pompéia a programação será desenvolvida com o tema “100 anos da Imigração Japonesa no Brasil”, com apresentações e vivências de práticas corporais e esportivas que vieram do Japão. Hoje, vivem no Brasil mais de 1,5 milhão de japoneses e descendentes e no Japão cerca de 313 mil dekasseguis (trabalhadores temporários), segundo o Ministério da Justiça do Japão. Todos os esportes terão aulas demonstrativas, grátis e abertas aos interessados de todas as idades. Exceto o café da manhã, que é pago.
• Café da Manhã, das 5h30 às 8 h, na Choperia, R$ 8 por pessoa.
• Rádio Taissô, das 6 às 8 h na Área de Convivência.
• Aikidô, das 8h30 às 9h30 na Área de Convivência.
• Undokai, das 9h às 17h no Conjunto Esportivo.
• Desafio escolar, das 9h às 18h no Conjunto Esportivo. Torneio esportivo entre escolas, nas modalidades Futsal, Vôlei, Basquete e Handebol, masculino e feminino.
• Judô, das 9h30 às 11h na Área de Convivência.
• Terceira idade, às 9h30 e 14h30 no Conjunto Esportivo. Esportes com raquete: tênis, badminton e quimbol. Para maiores de 60 anos.
• Sumô, das 11h às 12h30 na Área da Convivência.
• Kendô, das 12h30 às 14h na Área da Convivência.
• Karatê, das 14h às 15h30 na Área de Convivência.
• Kinomichi, das 15h30 às 17h na Área de Convivência.
• Beisebol, das 16h30 às 18h no Conjunto Esportivo.
• Gateball, das 16h30 às 18h no Conjunto Esportivo.