Inspirações de “gueixa”

0
1249

Com apresentação de Alice Ruiz, Celso Borges, Chico César e Sergio Natureza, a escritora maranhense Lúcia Santos lança seu primeiro livro de haicais “Uma Gueixa pra Bashô”. O livro é uma publicação da Editora Babel, recém-criada pela autora, que mora na Pompéia, para viabilizar seus inúmeros projetos.
Este é o terceiro livro de Lúcia e contém 62 poemas, que datam de meados dos anos 1990 até 2005. Como o próprio título indica e justifica, são poemas essencialmente femininos, sem a pretensão de seguir à risca o haicai tradicional, pelo menos não no conteúdo. “Achei apaixonante escrever de uma forma sintética, bem enxuta, dizendo tudo em três versos. Não é tão simples, pois sempre fui verborrágica. O haicai foi um desafio que eu me coloquei”, comenta Lúcia.
O que chama a atenção no livro é a divisão em quatro blocos, referentes às estações do ano, de maneira alegórica. Começa e termina com o Outono, de forma cíclica e repetida, como a estação que simboliza sabedoria e decadência, a um só tempo. “O haicai, na forma original, como era feito na época do Bashô, tinha que remeter às estações do ano. Alguns formalistas inclusive dizem que o que eu faço não é haicai, porque falam do eu. Mas não são feitos de uma forma aleatória; eu conheço a origem”.
Radicada em São Paulo há sete anos, Lúcia já participou de vários concursos e festivais, sendo premiada em alguns deles. Seu primeiro livro de poemas, Quase Azul Quanto Blue, foi lançado em 1992. Em 1998, com o livro Batom Vermelho, ganhou o primeiro lugar no XXIII Concurso Literário e Artístico “Cidade de São Luís”.
A escritora também desenvolve um trabalho com a poesia falada e teatralizada, contracenando com atores ou poetas em recitais. Como letrista, tem parcerias com Zeca Baleiro, seu irmão Nosly, Cássio Gava, Dudu Caribé, Haroldo Oliveira, Flávia Bittencourt e Vanessa Bumagny, entre outros. Teve três de suas canções gravadas – Afins (parceria com Zeca Baleiro, gravada pela cantora baiana Gil), Esperanto (parceria com Cássio Gava, gravada pelo próprio) e Asas de Corvo (parceria com Daffé e gravada por ele). Lúcia ainda tem inéditos contos, crônicas e histórias infantis, além de um livro de poemas – Amor Armadilha Dália.
“Uma Gueixa pra Bashô” foi lançado no Sesc Pompéia, em novembro, e está já está à venda.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA